Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Modelos e normas bibliográficos

Código

722051382

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.Adquirir e desenvolver competências no âmbito das novas tendências normativas de organização da informação bibliográfica.
2.Problematizar o contexto de mudança do universo bibliográfico.
3.Conhecer os modelos conceptuais do universo bibliográfico.
4.Identificar e debater os desafios colocados pela alteração de paradigmas.
5. Compreender a necessidade de normalização do acesso à informação em ambiente WWW.
6.Entender e debater o contexto das novas tecnologias no acesso e recuperação da informação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1 Modelos conceptuais – Família FRBR (Fuctional Requirments for Bibliographic Records)
1.1. O paradigma FRBR
1.1.1 O modelo entidade-relação (E-R)
1.1.2 Os requisitos do utilizador
1.1.3 A “obra” e suas relações
1.2 Os FRBR, FRAD e FRSAD
1.2.1 As entidades
1.2.2 Os atributos
1.2.3 As relações
2 Normas bibliográficas
2.1. O Resource Description and Access (RDA)
2.1.1 Implementação dos modelos conceptuais
2.2 A International Standard Bibliographic Description (ISBD)
2.3 Potencialidades e limitações das normas bibliográficas no ambiente WWW
3 Funcionalidades dos modelos e normas na web semântica
3.1. Fundamentos teóricos

Bibliografia

HOWARTH, L.C. (2012). FRBR and Linked Data: connecting FRBR and Linked Data. Cataloging & classification quarterly, vol. 50, nr 5-7, p. 763-776
IFLA (2008). Requisitos funcionais dos registos bibliográficos. Lisboa: BNP
IFLA (2010). Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD). Disponível em: http://www.ifla.org/files/classification-and-indexing/functional-requirements-for-subject-authority-data/frsad-final-report.pdf
IFLA (2011). Requisitos funcionais para dados de autoridade. Lisboa: BNP
LE BOEUF, P., ed. (2005). Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR): hype, or cure-all? Cataloging & classification quarterly, vol. 39, nr 3-4.

Método de ensino

Com base no paradigma construtivista pretende-se o envolvimento ativo do aluno no seu próprio ensino, conduzindo-o a trabalho autónomo (individualmente e em grupo) que permita a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e adoção de um posicionamento crítico.
O docente assume-se como guia, assegurando aulas tutoriais de acompanhamento e discussão das bases teóricas e proporcionando tarefas que recorrem a vários métodos de ensino (resolução de situações problemáticas e recensão e discussão de textos).

Método de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final. Resolução de situação problemática – 25%; recensão de uma obra – 30%; análise e debate de texto 1 – 15%; análise e debate de texto 2- 15%; análise e debate de texto 3 – 15%.

Cursos