
Cidade e Património Urbano
Código
722061055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1)Analisar e debater as referências históricas e o enquadramento teórico que informam quer a génese do conceito de Património Urbano, quer a sua plena validação no último terço do século XX.
2)Compreender o modo como a alteração das imagens e representações do espaço urbano condiciona a leitura histórica das cidades e a relação com os designados centros históricos, particularmente o debate em torno da sua preservação.
3)Analisar e debater as estratégias de valorização da História e da Memória na cidade contemporânea.
4)Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade crítica na elaboração de um ensaio escrito
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Património Urbano: génese e maturação de um conceito.
2.Imagens e representações da cidade nos séculos XIX e XX: quadros de desenvolvimento urbano e relação com os centros históricos. Estudos de caso.
3.O lugar da História e da Memória na cidade contemporânea: contextos e práticas de salvaguarda. Estudos de caso.
Bibliografia
1.BOYER, M. Christine, The City of Collective Memory: Its Historical Imagery and Architectural Entertainments. Cambridge: MIT, 1994
2.BUCK-MORSS, Susan, The Dialectics of seeing: Walter Benjamin and the Arcades Project. Massachusetts: MIT, 1991.
3.CHOAY, Françoise, LAllégorie du Patrimoine. Paris: Seuil, 1992
4.CHOAY, Françoise, LUrbanisme: utopies et réalités. Une anthologie. Paris : Seuil, 1965
5.Villes et Civilization Urbaine XVIIIe-Xxe Siècles: textes essentiels (sous la direction de Marcel Roncayolo et Thierry Paquot). Paris. - Larousse, 1992
Método de ensino
Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, o enquadramento das matérias com a análise e a discussão de textos de apoio
Método de avaliação
A avaliação incide na apreciação de um ensaio escrito (c. 15 a 20 págs.) apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultantes de pesquisa autónoma. É igualmente tido em conta o trabalho desenvolvido nas aulas: apresentação de um texto (artigo ou capítulo de livro) e discussão dos textos apresentados pelos demais colegas.