Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arquitectura Gótica em Portugal

Código

722061060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Joana Ramôa Melo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Adquirir conhecimentos aprofundados sobre o fenómeno arquitectónico gótico em Portugal;
Situar a arquitectura gótica portuguesa no contexto do Gótico internacional;
Adquirir competências para discutir criticamente a identidade da estética gótica aplicada ao contexto arquitectónico português;
Identificar as características da arquitectura gótica portuguesa;
Relacionar o aparecimento da arquitectura gótica em Portugal com a acção da Ordem de Cister;
Reconhecer e caracterizar o ´modelo´ mendicante;
Caracterizar os principais momentos da evolução da arquitectura gótica portuguesa no século XIV; Manipular criticamente o conceito de ´arte manuelina´;
Conhecer o fenómeno da habitação nobre, distinguindo o paço e a casa-forte;
Conhecer e interpretar as principais características das estruturas militares do período gótico;
Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de um texto/dissertação sobre um problema concreto da arquitectura gótica em Portugal.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. A introdução da estética gótica em Portugal. O papel dos cistercienses: S. João de Tarouca, Santa Maria de Aguiar e Santa Maria de Alcobaça
2. O hibridimo das 1as experiências: o claustro da Sé Velha de Coimbra; a Sé de Évora e a igreja de S. João de Alporão (Santarém)
3. O ´modelo´ mendicante, modelo do gótico arquitectural português por excelência
4. Os experimentalismos do século XIV, de D. Dinis a D. Fernando I: igrejas fortificadas e igrejas-fortaleza; os claustros de Alcobaça, Lisboa e Évora; o mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra; a charola da Sé de Lisboa e o coro-alto da Igreja de S. Francisco de Santarém
5. O mosteiro da Batalha e o início do tardo-gótico em Portugal
6. O manuelino como tardo-gótico
7. Arquitectura civil. A habitação nobre: o paço e a casa-forte. Os ‘modelos’ e a sua difusão
8. Arquitectura militar. A evolução dos castelos: a adaptação às novas técnicas militares.

Bibliografia

FERNANDES, Carla Varela – Poder e Representação. Iconologia da Família Real Portuguesa. Primeira Dinastia. Séculos XII a XIV.. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras de Lisboa, 2004, 2 vols.; RAMÔA MELO, Joana – O Género Feminino em Discussão. Re-presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projectos, processos e materializações. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dezembro 2012; ROSA, Maria de Lurdes – – A morte e o Além. História da Vida Privada em Portugal. Dir. José Mattoso. Vol. I – A Idade Média. Coord. Bernardo Vasconcelos e Sousa. Círculo de Leitores e Temas e Debates, Set. 2010, pp. 402-417; ROSSI VAIRO, Giulia – O mosteiro de S. Dinis, panteão régio (1318-1322). Encontro do CITCEM. Família, Espaço e Património (26-27 de Novembro de 2010). Coord. Carlota Santos. Actas. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2012, pp. 1-14; SILVA, José Custódio Vieira da – Memória e Imagem, Reflexões sobre Escultura Tumular Portuguesa (séculos XIII e XIV). Revista de História da Arte. 1. Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 47-81.

Método de ensino

As aulas teórico-práticas serão leccionadas utilizando o método expositivo com recurso a meios audiovisuais e a utilização de meios didácticos específicos tais como: textos de apoio, imagens e plantas de edifícios. O estudo e preparação desta unidade curricular deverão ser feitos de forma continuada através da consulta da bibliografia recomendada, apontamentos registados durante as aulas e material didáctico disponibilizado.

Método de avaliação

Avaliação baseada em três provas escritas: duas fichas de leitura; um trabalho de investigação. Todas as provas são de apresentação oral obrigatória.

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