Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arquitectura Militar e Fortificação (Séculos XV e XVIII)

Código

722061064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Maria Margarida Simões Tavares Conceição

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de conhecimentos que permitam a compreensão global da arquitectura militar e da fortificação entre os séculos XV e XVIII.
b) Identificação das principais obras e protagonistas no âmbito da cultura arquitectónica da época moderna entendida em toda a sua abrangência, inscrevendo a realidade portuguesa no contexto internacional.
c) Integração de conceitos, procedimentos metodológicos e conhecimento das principais fontes para a investigação no domínio específico da arquitectura militar.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Especificidades da história da arquitectura militar e da fortificação modernas.
A fortificação experimental, o baluarte e a cultura arquitectónica do Renascimento.
Sistemas defensivos entre os séculos XVI e XVIII: os grandes ciclos europeus.
A tratadística militar e as escolas nacionais de engenharia militar.
Desenho e cartografia militar: estruturas construídas, cidades e territórios.

Bibliografia

FARA, Amelio (1989). Il Sistema e la Città, Architettura Fortificata dell´Europa Moderna dai Tratati alle Realizzazioni, 1464 - 1794. Génova, Sagep Editrice.
MOREIRA, Rafael (1986). «Arquitectura Militar», História da Arte em Portugal, O Maneirismo, dir. Vítor Serrão. Lisboa: Publicações Alfa, vol. VII, pp. 137-152.
MOREIRA, Rafael (1986). «Do Rigor Teórico à Urgência Prática: A Arquitectura Militar», História da Arte em Portugal, O Limiar do Barroco, dir. Carlos Moura. Lisboa: Publicações Alfa, vol. VIII, pp. 67-86.
MOREIRA, Rafael, coord. (1989). História das Fortificações Portuguesas no Mundo. Lisboa: Edições Alfa.
POLLAK, Martha D. (2010). Cities at war in Early Modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Ensino teórico-prático com recurso ao comentário de imagens, discussão de textos e visitas de estudo.

Método de avaliação

Trabalho escrito individual resultante de pesquisa autónoma, com apresentação dos resultados em aula. Apresentação oral de recensão crítica de um texto ou outro documento.

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