Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O Impressionismo e as Celebrações da "vida moderna", segundo Baudelaire

Código

722061068

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Utilizar criticamente documentos de época, bibliografia de apoio e especialmente objectos artísticos.
b) Sintetizar, em pequenos trabalhos escritos e oralmente, questões relevantes para os objectos e situações de estudo.
c) Descrever criticamente os valores estéticos, técnicos formais e iconológicos da pintura impressionista, através da análise de obras relevantes.
d) Caracterizar as cidades europeias de meados do século XIX, destacando os seus valores de “vida moderna”.
e) Compreender a importância da fotografia e relaciona-a com questões da estética moderna.
f) Avaliar o lugar de Baudelaire como analista da moda e do cosmopolitismo.
g) Questionar o modernismo do Impressionismo face às críticas dos simbolistas e de Cézanne.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

- Contextos históricos e culturais do Impressionismo: Paris no meio do século XIX.
- A pintura dos Impressionistas: estudos de caso e de obras relevantes.
- Pintura e fotografia: contaminações e sobreposições na emergência da modernidade.
- A cidade: os valores da transparência, da velocidade e da representação social. As arquitecturas do ferro. As exposições mundiais.
- Baudelaire e o Pintor da vida moderna: a encenação da modernidade. Confronto com a estética de Proust. A avaliação de Walter Benjamin.
- As vias da dissolução do impressionismo em pintura.

Bibliografia

BAUDELAIRE, Charles – O Pintor da vida moderna. Lisboa: Vega, 1993.
MEDEIROS, Margarida – Fotografia e narcisismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000
REWALD, John – The History of Impressionism, 1946.
HERBERT, Robert L. – Impressionism: Art, Leisure and parisian Society. New Haven and London, 1988.
FRIED, Michael – Manet’s Modernism or The face of Painting in the 1860’s. Illinois: University of Chicago, 1996.

Método de ensino

Teórico-prático; visitas de estudo.

Método de avaliação

Fichas de leitura de bibliografia documental; fichas de análise histórico, formal e iconográfico de objectos artísticos e arquitectónicos; trabalho pessoal de mini-investigação orientada; teste de avaliação com consulta

Cursos