Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A Figura do Corpo na Arte do Século XX

Código

722061070

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Margarida Brito Alves

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Proporcionar aos estudantes uma reflexão geral sobre a História da Arte do século XX, partindo da figura do corpo.
2) Debater sobre a questão dos limites da arte, das suas fronteiras e territórios, do poder das imagens e das acções, com base na análise discussão de artigos referenciados na bibliografia.


Pré-requisitos

-

Conteúdo

1) A representação do corpo e os avatares da “ mimesis.” A herança dos mestres e as rupturas introduzidas por Manet, Cézanne e Rodin. O papel da fotografia na redefinição da pintura. Distorções, desfigurações e recriações.
2) A figura humana como pretexto de especulação plástica. Picasso e as “Demoiselles d’Avignon”. A representação do corpo no Cubismo e a questão do primitivismo .
3) O corpo em movimento: as noções de “complementarismo dinânico” e de “simultaneidade” no Futurismo. Duchamp e o “Nu descendo a escada”.
4) Man Ray, Max Ernst , René Magritte e as metamorfoses da imagem do corpo no Surrealismo.
5) Francis Bacon e a figura do corpo na arte do pós-guerra.
6) O corpo em “acção”: dos “drippings” de Pollock aos “ pincéis vivos” de Yves Klein.
7) O corpo como suporte da obra e a crise dos modelos icónicos.

Bibliografia

ALEXANDER, M. Darsie e outros, Body language, New York, The Museum of Modern Art,1999
ARDENNE; Paul. L’image du corps, figure de l’humain dans l’art du XX.ème, Paris, Editions du Regard, 2001
DELEUZE, Gilles, Francis Bacon. Logique de la sensation, Paris, Éditions de la Différence, 1996
DIDI-Huberman, Devant l’image, questions posées aux fins d’une histoire de l’art, Paris, Éditions de Minuit,1990
DUVE, Thierry de, Pictorial Nominalism: On Marcel Duchamp’s Passage from Painting to the Readymade, Minneapolis, University of Minnesota Press, 1991

Método de ensino

Aulas semanais teórico-práticas. Completa-se o ensino com a análise de obras apresentadas nas aulas e com a discussão semanal de textos seleccionados dentro da bibliografia.



Método de avaliação

Apresentação e discussão de textos em aula.
Apresentação de 1 trabalho final de investigação (15 p.)

Cursos