
Lisboa Pombalina e as Cidades do Iluminismo
Código
722061072
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer, analisar e debater o conjunto de medidas, propostas e realizações que marcam a reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755.
b) Equacionar o urbanismo e a arquitectura pombalinos no âmbito do desenvolvimento de Lisboa entre a Restauração e o início do século XIX.
c) Analisar a reconstrução de Lisboa no quadro da evolução urbana da Europa moderna.
d) Conhecer, analisar e debater as perspectivas historiográficas sobre a Lisboa Pombalina.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A Reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755: urbanismo, arquitectura e principais medidas legislativas.
O urbanismo e a arquitectura pombalinos no quadro do crescimento urbano de Lisboa entre meados do século XVII e o início do século XIX.
O Iluminismo e a cidade: abordagem conceptual e modelos urbanísticos.
O património historiográfico da Lisboa Pombalina.
Bibliografia
AAVV, O Terramoto de 1755: Impactos Históricos. Lisboa: Horizonte, 2007
BERGDOLL, Barry, European Architecture 1750-1890. Oxford: University Press, 2000
França, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo. - Lisboa: Bertrand, 1987 [1965]
Leal, Joana Cunha, Arquitectura privada, política e factos urbanos em Lisboa. Lisboa: FCSH-UNL, 2005 (dissertação de doutoramento)
Murteira, Helena, A place for Lisbon in Eighteenth Century Europe: Lisbon, London and Edinburgh, a town planning comparative study. Edinburgh: The University of Edinburgh, 2004 (dissertação de doutoramento)
Método de ensino
Disciplina teórico-prática que conjuga, em cada aula, o enquadramento das matérias com a análise e a discussão de imagens e textos de apoio.
Método de avaliação
A avaliação incide na apreciação de um ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultantes de pesquisa autónoma (65%). É igualmente tido em conta o trabalho desenvolvido nas aulas: apresentação do ensaio realizado e debate sobre uma selecção de fontes primárias e secundárias (35%). A assiduidade é tomada em consideração.