Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História dos Jardins e Paisagem

Código

722061074

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer de forma breve mas precisa os momentos mais importantes na história dos jardins e identificar as diferenças e alterações na arte dos jardins ao longo do tempo.
b) Proporcionar aos alunos o conhecimento visual, teórico e metodológico que lhes permita trabalhar neste campo de estudos artísticos.
c) Desenvolver o sentido da experiência estética vivida num jardim e critérios para a sua crítica de arte.
d) Incentivar a investigação sobre a arte dos jardins, onde existe uma séria lacuna historiográfica, sob a forma de teses de Mestrado e, possivelmente, de Doutoramento.


Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

I – O conceito de jardim e os seus elementos
II – História da Arte dos Jardins
III – Os modelos italianos, franceses e ingleses
IV – Os jardins botânicos
V – A salvaguarda dos jardins históricos

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, Lisboa: Ministério das Obras Públicas. Direcção Geral dos Serviços de Urbanização, 1962, 2 vols.
GOTHEIN, Maria Luise, A History of Garden Art from the earliest times to the present day in two volumes, New York: Hacker Art Books, 1966.
GROMOT, Georges, L’art des jardins: une courte etude d’ensemble sur l’art de la composition des jardins d’après des exemples empruntés a ses manifestations les plus brillantes, Paris: Vicent Freal, 1934, 2 vols.
HUNT, John Dixon, Greater Perfections, the practice of Garden Theory, London: Thames & Hudson, 2000.
MOSSER, Monique e TEYSSOT, Georges, The History of Garden Design- The Western Tradition from the Renaissance to the Present Day, London: Thames & Hudson, 1991.

Método de ensino

Nas aulas teóricas após breve exposição sobre a matéria recorrendo a um riquíssimo banco de imagens (recolhido por todo o mundo), analisar-se-ão textos da bibliografia ou fontes primárias com vista à discussão na aula.

Método de avaliação

A avaliação terá em conta a participação nas aulas; a nota do exame escrito e um trabalho de investigação. Exame escrito sem consulta: 40%; Trabalho Final: 60% da nota.

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