
Estudos Sul-Americanos
Código
722071088
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Carmen Rodrigues Silva Fonseca
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender os principais temas contemporâneos da América do Sul;
b) Identificar e compreender os principais actores, estruturas, processos e constrangimentos das estratégias de inserção internacional dos países da América do Sul;
c) Desenvolver a capacidade crítica e de análise desses temas através da exploração de estudos de caso;
d) Compreender as tendências políticas e económicas dos vários países da região e analisá-las sob uma perspectiva histórico-comparativa.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução
1.1. A criação da região
1.2. Caracterização política, securitária, económica, sócio-cultural
2. A dimensão política
2.1. A natureza da democracia
2.2. As «Américas» no contexto sul-americano
3. A(s) política(s) externa(s)
3.1. Políticas externas comparadas
3.2. As principais relações bilaterais
4. A integração regional
4.1. O regionalismo e os processos de integração regional
5. As relações extra-regionais
5.1. As relações com os Estados Unidos e a União Europeia
5.2. O papel da China
5.3. O papel das instituições multilaterais
Bibliografia
Burges, Sean W. (2007),Building a Global Southern Coalition: the competing approaches of Brazils Lula and Venezuelas Chávez, Third World Quarterly 28(7):1343-1358.
Buzan,Barry & Ole Waever (2003),Regions and Power.The structure of international security, Cambridge, Cambridge University Press.
Cervo,Amado Luiz (2007),Relações internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas.São Paulo, Saraiva, 2007.
Cason, Jeffrey W. & Timothy J. Power (2009),Presidentialization, Pluralization, and the Rollback of Itamaraty: Explaining Change in Brazilian Foreign Policy Making in the Cardoso-Lula
Era,International Political Science Review 30(2):117-140.
Fawcett, Louise & Andrew Hurrell, eds.(1995),Regionalism in World Politics: Regional Organization and International Order, Oxford, Oxford University Press.
Gardini, Gian Luca & Peter Lambert,eds (2011),Latin American Foreign Policies: Between Ideology and Pragmatism, Nova York, Palgrave Macmillan.
Método de ensino
A unidade curricular é de índole teórico-prática, combinando a exposição dos tópicos fundamentais com aulas práticas destinadas à apresentação e discussão dos textos fornecidos.
Prevê-se que as leituras e o debate forneçam aos estudantes os instrumentos teóricos necessários para a análise e avaliação dos principais temas sul-americanos.
Método de avaliação
Instrumentos de avaliação:
1. Apresentação em grupo de um texto referente a um estudo de caso;
2. Ensaio individual escrito com a prévia discussão oral em aula.