
Conhecimento, Educação e Sociedade
Código
722081040
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
David Justino
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
1. Capacidade para identificar e analisar criticamente os diferentes contributos das teorias do conhecimento;
2. Capacidade para reconhecer e analisar dimensões socialmente menos evidentes das políticas educativas, privilegiando a dimensão cultural e cognitiva;
3. Capacidade de aplicar as teorias e conceitos da sociologia da cultura, do conhecimento e da educação à análise e problematização de objectos empíricos concretos;
4. Capacidade de aplicar as teorias sociológicas e os métodos de investigação à concepção de um projecto de investigação, de desenvolvimento profissional ou de intervenção sociológica, na área da sociologia do conhecimento e da educação;
5. Capacidade de expor, argumentar e discutir criticamente o seu projecto de investigação, desenvolvimento profissional ou intervenção social.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Teorias sociológicas do conhecimento 2. Formas de conhecimento e organização social. 3. Conhecimento e ideologia 4. Conhecimento e modernidade 4. Da sociedade da informaçãoà sociedade do conhecimento 5. Educação e conhecimento educacional 6. Curriculum como conhecimento racionalmente organizado 7. Do \"conhecimento dos poderosos\" ao \"conhecimento poderoso\" (M. Young).
Bibliografia
Boudon, R. (1990), Lart de se persuader des idées douteuses, fragiles ou fausses. Paris: Fayard.
Fuller, B. (1992), The political construction of education: The State, school expansion and economic change. New York: Praeger.
Bernstein, Basil (1975), Class, Codes and Control, New York, Routledge, vols. III e IV.
Foucault, M. (2012). The archaeology of knowledge. Random House LLC.
Mannheim, K. (2013). Essays Sociology Knowledge (Vol. 5). Routledge.
Maton, K., & Moore, R. (Eds.). (2010). Social realism, knowledge and the sociology of education: Coalitions of the mind. Continuum.
Young, M. (2007). Bringing knowledge back in: From social constructivism to social realism in the sociology of education. Routledge.
Young, M. (1999). Knowledge, learning and the curriculum of the future. British educational research journal, 25(4), 463-477.
Método de ensino
Cerca de metade das sessões é dedicada à apresentação, pelo docente ou por palestrantes convidados, de introduções teóricas e problemáticas, acompanhadas de exemplos de investigação, de desenvolviemnto profissional e de intervenção nesta área de especialização. Além da exemplificação e sugestão de práticas concretas, estas exposições são pretexto para refrescar, em contexto de aplicação, as aprendizagens de metodologia da primeira parte teórica e para interligar com os conceitos em aquisição noutros seminários da área no segundo semestre. O restante das sessões é dedicado à apresentação e discussão em seminário dos projectos em desenvolvimento pelos alunos, prevendo-se um mínimo de duas exposições por cada aluno ao longo do semestre.
Método de avaliação
O resultado final (projecto de trabalho final de mestrado) pesa 75% na avaliação final, e a participação na discussão do seu próprio projecto e nos dos outros alunos pesa 25%.