Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Migrações Internacionais: Demografia e Prospectiva

Código

722081072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Joana Lopes Martins

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreensão integrada da aplicação dos conceitos e das metodologias de análise dos fenómenos migratórios
b) Competências de exploração de fontes de informação estatística sobre migrações no quadro da ciência demográfica
c) Compreensão dos fundamentos da análise demográfica prospectiva
d) Conhecimento das principais tendências demográficas mundiais e capacidade de enquadrar a demografia de Portugal em contextos mais amplos
e) Capacidade de transmitir de modo rigoroso o conhecimento adquirido

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Tendências demográficas: Mundo; Europa; Portugal
2. Migrações internacionais: conceitos e teorias explicativas
3. Carácter diferencial dos movimentos migratórios e impactos socio-demográficos associados
4. As fontes e dados estatísticos sobre migrações
5. Dinâmicas migratórias em prospectiva: principais desafios no século XXI

Bibliografia

Castles, Stephen e M. J. Miller (2003), The age of migration, NY: Guilford Press (3ª ed.)
Meslé, France, L. Toulemon; J. Véron (dir.) (2011), Dictionnaire de Démographie et des Sciences de la Population, Armand Colin
OECD, International Migration Outlook 2013, Paris, OECD
Rosa, M. J. Valente, H. Seabra, T. Santos (2003), Contributos dos “imigrantes” na demografia portuguesa: o papel das populações de nacionalidade estrangeira, col. Estudos e Documentos.
Weeks, John R. (2008), Population: An introduction to concepts and issues, Thomson Wadsworth (10ª ed.)

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas.
As sessões encontram-se divididas, no essencial, em duas partes:
1. expositiva, da responsabilidade do docente
2. prática, centrada na discussão de temas seleccionados e na resolução de trabalhos práticos

Método de avaliação

A avaliação inclui: a participação do aluno nas aulas (30%); uma frequência (50%); a apresentação e discussão de um tema de investigação empírica, em aula prática (20%)

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