Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias Sociológicas

Código

722081083

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Manuel Gaspar da Silva Lisboa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram:
1. Conhecimento e compreensão do património teórico da sociologia, convidando os alunos a compreendê-los a partir de eixos problemáticos: coesão, integração e diferenciação, racionalidade, poder e controlo, condição moderna, identidades e formas de expressão de si ; convenções, justiça e busca de reconhecimento;
2. Competência e capacidade de reconhecimento das problemáticas singulares de cada um dos eixos e das propostas teóricas que os animam;
3. Compreensão capacitante das (in) compatibilidades e das possíveis sínteses entre distintas perspectivas teóricas trabalhadas a partir daqueles eixos;
4. Capacidade de aplicação das perspectivas teóricas escolhidas no quadro do equacionamento de problemas sociológicos construídos a partir de: objetos; planos de intervenção organizacional e no estágio;
5. Capacidade de exposição e comunicação oral e escrita das problemáticas teóricas escolhidas e dos resultados da análise e problematização elaboradas.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1.Sobre o projeto imaginado de modernidade na Europa Ocidental;
2.Transformações sociais e contributos científicos destinados à construção e consolidação do centro de interesse da ciência sociológica;
3. A modernidade, a coesão moral e a diferenciação social: Émile Durkheim, Talcott Parsons e Pierre Bourdieu;
4. A modernidade, a racionalização, poder e controlo: Max Weber, Norbert Elias e Michel Foucault
5. A modernidade pós-tradicional, a condição moderna e a produção das identidades e formas de expressão de si: Georg Simmel, Erving Goffman, Howard Becker e Anthony Giddens;
6. A modernidade política, sociedades críticas, convenções, justica e reconhecimento – Dewey, Herbert Mead, Luc Boltanski, Laurent Thévenot, Axel Honnett, Hans Joas

Bibliografia

BOLTANSKI, L., THÉVENOT, L. (1991, 1ª edição de 1987) – De la justification. Les économies de la grandeur, Paris, Éditions Gallimard.
BOURDIEU, P. (1980) – Le sens pratique, Paris, Les Éditions Minuit.
DURKHEIM, E. (1996) – As Formas Elementares da Vida Religiosa, São Paulo, Livraria Martins Fontes.
ELIAS, N. (1989, 1990) – O Processo Civilizacional - I II Volume – Transformações do comportamento das camadas superiores seculares do ocidente, Lisboa, Publicações Dom Quixote.
FOUCAULT, M. (1996) – Vigiar e Punir. História da Violência nas prisões, Petrópolis/Rio de Janeiro, Vozes.
GIDDENS, A. (1989, 1ª edição 1984) – A Constituição da Sociedade, São Paulo, Livraria Martins Fontes
GOFFMAN, E. (1991, 1ª edição 1974) – Les cadres de l’expérience, Paris, Les Éditions de Minuit.
PARSONS, T. (1966, 1ª edição 1951) – El Sistema Social, Madrid, Editorial Revista de Occidente, S.A.
SIMMEL, G. (2006) – Questões fundamentais da Sociologia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editores.

Método de ensino

A metodologia de ensino é baseada em dois princípios: clareza e rigor na exposição teórica, articulando-a com questões trazidas pelos alunos; mobilização da participação destes com o objectivo de apresentarem questões pertinentes para o seu trabalho final. Tais operações obrigam-nos a desenvolver competências e capacidades de reflexão escrita e oral. A metodologia aplicada busca mais o questionamento a partir de problemas trazidos pelos alunos. As aulas teóricas e práticas são organizadas de forma a que tais propósitos se concretizem. A exposição dos conteúdos programáticos e também alimentada por questões trabalhadas pela investigação nacional ou estrangeira sobre este domínio e segundo os eixos programáticos definidos. A audiência é motivada para um questionamento orientado pelos eixos problemáticos que são adequados ao seu trabalho final. A discussão de textos teóricos é privilegiada: estes textos são distribuídos antes. Outros materiais podem ser usados para o efeito.

Método de avaliação

Cursos