Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemas Sociais Contemporâneos

Código

722081099

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Iva Miranda Pires

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno demonstre no final do curso:
a)Conhecimento e compreensão de problemas sociais contemporâneos que tenham interacção com o ambiente; estes problemas decorrem da forma como sociedades e ambiente evoluem, se relacionam e procuram harmonizar-se.
b) Capacidade para situar estes problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco
c) Capacidade de reflexão crítica e autónoma destes problemas bem como sensibilidade à diversidade de leituras.
d) Competência para aplicar esses conhecimentos na elaboração, apresentação e discussão crítica do seu trabalho de investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O programa está organizado por sessões temáticas. Para o ano académico de 2013/14 estes serão os temas a discutir:
1.Introdução: O Impacto das Acções Humanas nos Ecossistemas
2. Ecossistemas e Recursos naturais
3. Problemas Ecológicos enquanto Problemas Sociais
4. Alterações climáticas: processos e impactos na sociedade, na economia e no ambiente
5. Vulnerabilidade Humana às Catástrofes Ambientais em diferentes contextos sócio- económicos
6. Migrantes, Deslocados e Refugiados Ambientais
7. Segurança Alimentar e desperdício alimentar

Bibliografia

Beck, U (2006). Living in the world risk society. Economy and Society Vol35(3):329-345
Costanza, R. (et al) (1997). The value of the world’s ecosystem services and natural capital. Nature, vol 387:253-260
Moran, E (2010). People and Nature, An Introduction to Human Ecological Relations. Oxford: Blackwell Pub
Ostrom, E (2010). A Multi-Scale Approach to Coping with Climate Change and Other Collective Action Problems. Solutions. Vol 1(2):27-36
Redclift, M; Sage, C (1998). Global Environment Change and Global Inequality. Int.l Sociology, Vol13(4):449-516
Rockström, J; Steffen, W (2009). Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity.
Ecology and Society 14(2): 32
YEARLY, S (2004). Ecological Problems, in G. Ritzer (ed.) Handbook of Social Problems, Comparative International Perspective, London, Sage Pub, pp. 87-100

Método de ensino

As aulas estão centradas na exposição teórica da matéria com base nos textos disponibilizados no moodle e também com o recurso a pequenos vídeos e outro material de média que permita aos alunos aceder a um leque amplo de perspectivas de análise, académicas e não académicas. Com base nelas o aluno deve desenvolver a sua própria opinião crítica sobre o tema e discuti-lo numa dinâmica de grupo. Essa reflexão crítica será ainda desenvolvida na elaboração e do seu ensaio individual que deverá ser apresentado aos colegas numa das últimas aulas.

Método de avaliação

O trabalho final representa 75% da nota e sua apresentação e a participação nas discussões em aula durante o semestre 25%.

Cursos