Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Humanística Digital

Código

722091127

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Helena Barbas

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

a) Compreender a revolução introduzida pelos novos media nos nossos modos de experimentar o mundo, de o descrever e representar em termos artísticos;
b) Ver como as novas tecnologias alteraram as práticas de criação, em particular a literária;
c) Explorar as questões teóricas básicas no campo da narratologia, e o ajustamento imposto pelas novas técnicas e experiências ficcionais.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. - Especificidades dos conteúdos digitais – leitura, apresentação, representação
2. Literatura e ciberliteratura
2.1 - Relações entre a narrativa tradicional e os novos modos de criação literária;
2.2 - Características da narrativa digital;
3. Narratologia digital
3.2 - O ajustamento e alteração de conceitos teóricos imposto pelas novas práticas;
4. Ciberartes
4.1 - A realidade virtual – ilusão e imersão;
4.2 - Papel e função da palavra nas realidades mistas;

Bibliografia

Barbas, Helena. “Avatars and the «Imitation Game» – can machines smile?”. GameOn13, Bruxelas. 2013
Gould, Mathew K. (ed.). “Debates in the Digital Humanities”. U. Minesotta Press, Mines. 2012
Rieger, Oya Y. “Framing digital humanities: The role of new media in humanities scholarship”, First Monday, Vol. 15, No. 10. 2010.
WILSON, Stephen, «Information Arts – Intersections of art, science and technology», Mass.: The MIT Press, 2002;
VV.AA. A Companion to Digital Humanities - http://www.digitalhumanities.org/companion/

Método de ensino

As aulas serão teóricas (exposição) e práticas (exercícios individuais e colectivos). Recurso a meios audiovisuais.

Método de avaliação

Trabalhos individuais. Um trabalho teórico/recensão crítica (25%); um trabalho de fundo – monografia 10 a 15 páginas com pesquisa bibliográfica (50%); um trabalho experimental/criativo usando os novos media (25%).

Cursos