
História e Ficção na Cultura Portuguesa
Código
722091131
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
António Martins Gomes
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Sensibilizar para o aprofundamento de abordagens temáticas no estudo da Cultura Portuguesa.
b) Aprofundar conhecimentos sobre os Séculos XIX e XX
c) Promover a reflexão sobre os diversos sentidos do uso da temática histórica na ficção dos dois séculos.
d) Desenvolver a capacidade de investigação tendente a formulações criativas sobre as matérias em estudo.
e) Promover o desenvolvimento do rigor, correcção, qualidade, honestidade e fluência nos trabalhos tanto de expressão oral como escrita sobre as matérias em estudo.
f) Reforçar a consciencialização da necessidade de constante aprofundamento destas matérias ao longo da vida.
Pré-requisitos
Não aplicável não tem.
Conteúdo
Este estudo em torno dos sentidos do uso da temática histórica na ficção portuguesa dos séculos XIX e XX, pretende reflectir, investigar e produzir trabalhos sobre:
1- Motivações ideológicas, literárias e formativas para o uso de temas históricos na ficção.
2- Diferenciação de perspectivas e abordagens no decurso dos tempos.
3- As fontes históricas e a criação literária.
4- Construções e desconstruções de imagens.
5- Questões da história, do real, da verdade e da ficção.
6- Recorrência literária e mitificação.
7- Enfoques na elaboração literária de biografias.
Bibliografia
MARINHO, Maria de Fátima (Org.). Literatura e História. Actas do Colóquio Internacional. Porto: Faculdade de Letras: DEPER. 2004.
MARINHO, Maria de Fátima. O Romance Histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras. 1999.
CHAVES, Castelo Branco. O Romance Histórico no Romantismo Português. Amadora: MCC: Biblioteca Breve. 1980.
WESSELING, Elisabeth. Writing History as a Prophet. Postmodernist Innovations of the Historical Novel. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. 1991.
KUESTER, Martin. Framing Truths. Toronto: University of Toronto Press.
Método de ensino
Apresentação pela docente de enquadramentos gerais dos diversos módulos do programa, solicitando aos discentes a preparação de trabalhos para exposição oral em torno das leituras obrigatórias, com o objectivo de promover uma discussão alargada.
Acompanhamento na elaboração de um trabalho de investigação.
Método de avaliação
Apresentações orais de obras de leitura obrigatória.
Um trabalho escrito de investigação.