
Problemática da Crítica Literária
Código
722091133
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os debates em curso na crítica literária contemporânea, articulando-os com os problemas colocados pelos textos literários, em particular os da literatura em português;
b) Estudar textos clássicos da história da crítica literária, mostrando a persistência de determinados problemas que atravessam essa história e o modo como a tentativa de lhes responder gera diferentes paradigmas e programas de investigação crítica;
c) Consolidar a capacidade de relacionar a crítica literária com debates que atravessam todo o campo das ciências sociais e humanas, da filosofia e das teorias da linguagem.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
.1.Histórias da modernidade literária
1.1. Literatura e ciências humanas em Michel Foucault.
1.2. A tradição da rotura e o alcance antropológico da modernidade literária em Octavio Paz.
2.Antropologias literárias
2.1. A etno-semiologia romântica, de Herculano a Serpa Pinto: viagens no séc. XIX.
2.2. Sinologia poética: Camilo Pessanha, Victor Segalen, Ezra Pound.
2.3. Paganismos: Walter Pater, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen.
3.Conexões etno-antropológicas com a história da literatura
3.1. Nacionalidade, raça e o discurso histórico-literário (o caso de Teófilo Braga).
3.2. A formação etnográfica do neo-realismo nas literaturas de língua portuguesa.
3.3. A análise literária da escrita etnográfica: Clifford Geertz e o antropólogo como autor.
Bibliografia
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. O Nu na Antiguidade Clássica. 3ª ed: Editorial Caminho, 1992 (1ª ed.: 1975).
CLIFFORD, James / MARCUS, George. Writing Culture: the Poetics and Politics of Ethnography. University of California Press, 1986.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma Arqueologia das Ciências Humanas. Edições 70, 2002 (1ª ed. Franc.: 1966).
GEERTZ, Clifford. Works and Lives: the Anthropologist as Author. Stanford University Press, 1988.
GUSMÃO, Manuel. Uma Razão Dialógica: Ensaios sobre Literatura, a sua Experiência do Humano e a sua Teoria. Edições Avante, 2011.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, centradas na análise de textos e no debate interpretativo, solicitando participação efetiva dos alunos.
Método de avaliação
Apresentação oral do projeto de trabalho final escrito (20% da avaliação global).
Trabalho escrito final, com mínimo de 15 e máximo de 20 páginas (incl. Bibliografia), sobre um dos tópicos do programa (60% da avaliação global).