Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria da Edição

Código

722091137

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Rui Zink

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de conhecimentos no campo da edição de publicações periódicas e não periódicas
b) Compreensão do campo editorial e suas possibilidades, em papel e online
c) Desenvolver capacidades de discutir e reflectir o mundo do livro e da edição em todas as suas variantes

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Um livro é um livro?
1.1. A perspectiva do autor
1.2. A perspectiva do editor
1.3. Outras: livreiro, distribuidor, Estado, media, leitor
2. A natureza da edição
2.1. Livro, jornal, revista – o que edissão
2.2. Coerência interna – a regra do jogo
3. A casa editorial
3.1. Pequeno grande editor
3.2. Marcar a diferença, conhecer o mercado
3.3. Tradutor, revisor, designer, paginador, marqueteiro
3.4 Ciência, arte, lotaria – racionalidade e irracionalidade
4. O jogo dos papéis
4.1. O editing – prós e contras
4.2. A edição crítica
4.3. Do filho de Eça de Queirós a Gordon Lish
5. O caso da ameaça eletrônica
5.1. Do Bubble Gum ao Bubble Blog
5.2. Novos suportes, velhos importes
5.3. Um romance é igual à Enciclopédia Britânica?
5.4. Admirável mundo novo: ibuques, dibuques, amazonas
6. Da edição amadora à edição profissional
6.1. Autor morto, autor posto
6.2. O contrato do desenhador
6.3. Onde pára o livro?
6.4. Os novos marcadores: grandes grupos, escuteiros, marqueteiros
7. Estudos de caso
7.1. Companhia das Letras: sete pecados capitais
7.2. O editor de actas
7.3. A natureza do mercado livreiro é a crise

Bibliografia

BACELLAR, Laura, Escreva seu livro – Guia prático de edição e publicação, S. Paulo, Mercuryo, 2001
BAILEY, Herbert S., The Art & Science of Book Publishing, Athens, Ohio U.P., 1990
ECO, Umberto, O Pêndulo de Foucault, Lisboa, Difel, 1998
FURTADO, José Afonso, A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, Lisboa, Booktailors, 2009
LUCAS, Thierry, Le Guide de l’Auteur et du Petit Editeur, Lyon, AGEC-Juris, 1999

Método de ensino

Aulas teóricas com exercícios práticos.

Método de avaliação

Participação (20%), exercícios em aula (20%), trabalho final (60%).

Cursos