
Teoria da Edição
Código
722091137
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Rui Zink
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aquisição de conhecimentos no campo da edição de publicações periódicas e não periódicas
b) Compreensão do campo editorial e suas possibilidades, em papel e online
c) Desenvolver capacidades de discutir e reflectir o mundo do livro e da edição em todas as suas variantes
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Um livro é um livro?
1.1. A perspectiva do autor
1.2. A perspectiva do editor
1.3. Outras: livreiro, distribuidor, Estado, media, leitor
2. A natureza da edição
2.1. Livro, jornal, revista o que edissão
2.2. Coerência interna a regra do jogo
3. A casa editorial
3.1. Pequeno grande editor
3.2. Marcar a diferença, conhecer o mercado
3.3. Tradutor, revisor, designer, paginador, marqueteiro
3.4 Ciência, arte, lotaria racionalidade e irracionalidade
4. O jogo dos papéis
4.1. O editing prós e contras
4.2. A edição crítica
4.3. Do filho de Eça de Queirós a Gordon Lish
5. O caso da ameaça eletrônica
5.1. Do Bubble Gum ao Bubble Blog
5.2. Novos suportes, velhos importes
5.3. Um romance é igual à Enciclopédia Britânica?
5.4. Admirável mundo novo: ibuques, dibuques, amazonas
6. Da edição amadora à edição profissional
6.1. Autor morto, autor posto
6.2. O contrato do desenhador
6.3. Onde pára o livro?
6.4. Os novos marcadores: grandes grupos, escuteiros, marqueteiros
7. Estudos de caso
7.1. Companhia das Letras: sete pecados capitais
7.2. O editor de actas
7.3. A natureza do mercado livreiro é a crise
Bibliografia
BACELLAR, Laura, Escreva seu livro Guia prático de edição e publicação, S. Paulo, Mercuryo, 2001
BAILEY, Herbert S., The Art & Science of Book Publishing, Athens, Ohio U.P., 1990
ECO, Umberto, O Pêndulo de Foucault, Lisboa, Difel, 1998
FURTADO, José Afonso, A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, Lisboa, Booktailors, 2009
LUCAS, Thierry, Le Guide de lAuteur et du Petit Editeur, Lyon, AGEC-Juris, 1999
Método de ensino
Aulas teóricas com exercícios práticos.
Método de avaliação
Participação (20%), exercícios em aula (20%), trabalho final (60%).