
Poéticas Contemporâneas
Código
722091139
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Fernando Cabral Martins
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento das correntes que, ao longo dos séculos XX e XXI, transformaram os modos de escrita e os modos de relação entre a escrita e a leitura.
b) Estudar a relevância das poéticas da contemporaneidade, no quadro de uma produção colaborativa entre várias artes, literária, plástica ou cinematográfica.
c) Analisar modos concretos da relação entre palavra e imagem na página e no livro.
d) Analisar os modos de produção literária em ambiente electrónico.
e) Desenvolver a capacidade de identificar e potenciar os elementos mais experimentais da produção literária contemporânea, estudando a sua incidência nos modos editoriais.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1- O texto e a dependência do contexto: «Pierre Ménard» de J. L. Borges. O desfazer contemporâneo dessa dependência: o «rizoma» de Deleuze e Guattari.
2- O texto como processo. Princípios de Crítica Genética: para uma ciência da escrita.
3- A oposição código linguístico / código bibliográfico. Efeitos da materialidade gráfica: William Blake como referência; as revistas literárias; os vários tipos de novela gráfica; a ficção com fotografias de Gonçalo M. Tavares.
4- A combinação de textos verbais, plásticos e fonográficos: relações livro-cd, livro-dvd. Exemplos de Pessoa, Cesariny, Haroldo de Campos.
5- A performatividade como conceito e como vector de Vanguarda: o caso paradigmático de Almada Negreiros, os manifestos, as conferências e o teatro. Alberto Pimenta enquanto performer.
6- A montagem como modo de produção escrita: exemplos de Huismans, Eliot, Burroughs, Alexandre O´Neill, Herberto Helder, Godard, César Monteiro.
Bibliografia
BORNSTEIN, Georges, Material Modernism. The Politics of the Page, 2001
LANDOW,Georges P., Hypertext 3.0, Baltimore, The John Hopkins University Press, 2006
LOXLEY, James, Performativity, Londres, Routledge, 2007
SHOLES, Robert, Paradoxy of Modernism, New Haven, Yale University Press, 2006
SELL, Mike (ed.), Avant-Garde Performance and Material Exchange, Nova Iorque, Palgrave MacMillan, 2011
Método de ensino
Exposição de elementos históricos e teóricos e sua discussão na aula, intercalada com análises de textos concretos.
Método de avaliação
Apresentação de trabalhos em aula, entre os quais uma análise de texto com cerca de 5 páginas, e ainda um ensaio escrito final com cerca de 10 páginas.