
Seminário de Orientação e Escrita
Código
722091140
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Rui Zink
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver as competências de escrita e de edição em trabalhos académicos e ensaios de carácter mais livre. Adquirir competências de pesquisa.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Escolher um objeto de estudo, confiná-lo a um corpus, circunscrever um problema.
2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.
3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.
4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.
5. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar, sublinhar.
6. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.
7. Introduções, conclusões e digressões.
Bibliografia
Bell, Susan, The artful edit: on the practice of editing yourself, New York, Norton, 2008
Calvino, Italo, As cidades invisíveis, Lisoa, Teorema.
Eco, Umberto, Como fazer uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença, 2007
Nunes, Adérito Sedas, Questões preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa, Presença, 2001.
Zink, Rui, O anibaleitor, Lisboa, Teodolito, 2014.
Método de ensino
Teórico-prático. Debates em torno de alguns textos, quer propostos pelo docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa que estão a realizar.
Sessões práticas de elaboração de textos, composição de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.
Método de avaliação
Pequeno ensaio intermédio (6 páginas). 25% da nota final. Ensaio final (12 páginas), combinando a escolha de um tópico bem definido com um corpus textual plural com ele diretamente relacionado. 50% da nota final.
Participação no seminário. 25% da nota final..