Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociedades de Língua Alemã

Código

722101032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

10

Professor responsável

Clarisse Costa Afonso

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Desenvolver a autonomia e capacidade de investigação sobre temas correlacionados com movimentos juvenis, reformas do sistema educativo, surgimento de elites académicas, movimentos migratórios e o desenvolvimento que caracteriza a(s) sociedade(s) alemã(s).
b)Desenvolver a capacidade crítica através da análise de estereótipos.
c)Desenvolver a aptidão em expôr os conhecimentos adquiridos aprofundando a competência linguística.
d)Saber lidar com a diversidade de atitudes e comportamentos na interacção com falantes de língua alemã.

Pré-requisitos

Nível B.2 (QECR) de língua alemã.

Conteúdo

1.O desenvolvimento social com especial enfoque em momentos determinantes do séc. XIX e XX.
2. A sociedade multicultural da segunda metade do séc. XX e as influências linguísticas e de usos e costumes.
3. As alterações politico-sociais resultantes da reunificação.

Bibliografia

ALA AL-HAMARNEH/THIELMANN, Jörn, 2008, Islam and Muslims in Germany. Opladen: Leske & Budrich.
CHIELLINO, Carmine (Hrsg-), 2000, Interkulturelle Literatur in Deutschland. Ein Handbuch. Stuttgart, Weimar:Metzler.
FARIN, Klaus, 2001, generation kick.de – Jugendsubkulturen heute. München:Beck
HAHN, H.-J., 1998, Education and Society in Germany. Oxford, New York:Berg
KIELMANSEGG, Peter Graf, 2000, Nach der Katastrophe. Eine Geschichte des geteilten Deutschlands. Berlin:Siedler.
LUSCHER, Renate, 1997, Deutschland nach der Wende. München:Verlag für Deutsch.
SIEFERLE, Rolf Peter, 1984, Fortschrittsfeinde? Opposition gegen Technik und Industrie von der Romantik bis zur Gegenwart. München:C.H. Beck

Método de ensino

Aulas expositivas e aulas práticas: apresentação oral e debate de trabalhos escritos, resultantes de leituras extensivas de textos; elaboração e apresentação de trabalhos de grupo. Pesquisa de textos em língua alemã que caracterizam os momentos em questão com leitura crítica e debate de excertos dos textos colectados e outros, com sistematização de conclusões (60%).Realização autónoma de um trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada (40%).

Método de avaliação

apresentação oral e debate de trabalhos escritos
trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada

Cursos