Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos sobre o Quixote

Código

722111037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) O estudo aprofundado desta obra literária que surge no lugar cimeiro das listas mais prestigiadas e, ao longo de já mais de 400 anos, tem sustentado incontáveis práticas discursivas, nos mais variados campos artísticos e ideológicos, ocupando um lugar privilegiado nas memórias leitoras e na criação de imaginários diversos.
b) Conhecer os contextos, de vária ordem, presentes na tessitura da obra.
c) Conhecer alguma da respectiva bibliografia crítica.
d) Produzir trabalhos analítico-ensaísticos, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Pré-requisitos

Conhecimentos de nível médio de língua espanhola

Conteúdo

1. Cervantes, leitor/crítico da tradição literária e da modernidade renascentista; a paródia literária; a questão do género e sua multiplicidade; realidade e loucura; o manuscrito encontrado e a pseudo-historicidade; “andanças”, “aventuras” e “conversas” de Dom Quixote e Sancho; riqueza e actualidade de um modus narrandi fundacional e exemplar para a moderna literatura ocidental;
2. A narrativa de viagens e a literatura cavaleiresca na Península ibérica; os heróis cervantinos, episódios, temas, formas e estratégias narrativas; a construção do mito;
3. A recepção do livro e do Autor ao longo de quatro séculos;
a. Antes e depois do Romantismo;
b. Na ficção europeia e norte-americana;
c. Em Portugal: de 1605 aos nossos dias.

Bibliografia

URBINA, E. (dir.), Proyecto Cervantes http://www.csdl.tamu.edu/cervantes/V2/index.html
ARMERO, Gonzalo (ed.), Cuatrocientos años de Don Quijote por el mundo. Revista Poesía. Madrid, 2005.
ABREU, Maria Fernanda de, Cervantes no Romantismo Português. Cavaleiros andantes, manuscritos encontrados, gargalhadas moralíssimas, Prólogo de Claudio Guillén, Lisboa, Ed. Estampa, 1994.
REDONDO, Augustin, Otra manera de leer el Quijote, Madrid, Ed. Castalia, 1998.
RILEY, Edward C., Cervantes´s Theory of the Novel. Oxford, Clarendon Press, 1964. Reimpr. com correcções do autor: Newark, DE, Juan de la Cuesta, 1992. [Trad. esp.: Teoría de la novela en Cervantes, Madrid, Taurus, 1971].

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática, desenvolvidos em torno das leituras propostas para cada sessão do seminário e da investigação em curso. Privilegia-se a interacção entre a apresentação teórica dos assuntos, a partir de conceitos-chave, e a análise problematizadora dos textos por parte dos mestrandos.

Método de avaliação

Apresentações orais, nos seminários, de leituras e de resultados de investigações em torno dos objectivos do seminário (40%) e a sua discussão em grupo (10%); apresentação de um trabalho individual escrito, cujo projecto e elaboração é orientado pela docente (50%)

Cursos