
Literaturas Ibero-Americanas Comparadas
Código
722111041
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
10
Professor responsável
Maria Fernanda de Abreu
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português e Espanhol
Objectivos
a) Adquirir uma preparação no conhecimento das Narrativas Fundacionais de algumas literaturas ibero-americanas e o seu papel nas construções Identitárias das respectivas nacionalidades.
b) Conhecer os contextos, de vária ordem, que determinam aquelas construções.
c) Estudar os textos propostos com vista a preparar uma investigação pessoal.
d) Conhecer bibliografia crítica sobre os temas estudados.
e) Produzir trabalhos de análise textual e de reflexão teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos.
f) Realizar um projecto de investigação e produzir uma monografia onde o mesmo será desenvolvido, a qual será também apresentada e discutida oralmente.
Pré-requisitos
Conhecimentos de nível médio de língua espanhola
Conteúdo
NARRATIVAS FUNDACIONAIS E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS
- A Literatura Comparada: história, teoria e métodos.
- O papel das literaturas ibero-americanas na (re)construção das identidades.
- Língua e culturas nacionais.
- Conto, memória e narração.
Corpus literário:
El matadero, de Esteban Echeverría; Cuentos de la selva, de Horacio Quiroga; El llano en llamas, de Juan Rulfo; La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y su abuela desalmada, de Gabriel García Márquez; La casa tomada, de Julio Cortazar.
Bibliografia
FUENTES, Carlos. 1990. Valiente mundo nuevo. Épica, utopia y mito. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores.
LAS CASAS, Bartolomé de. 1552. Breve relación de la destrucción de las Indias Occidentales. Sevilla. [Das muito cuidadas edições recentes, ver, por exemplo a de Trinidad Barrera, de 2005. Madrid: Alianza Ed., El libro de bolsillo]
MIGNOLO, Walter D. 2007. La idea de America Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.
SANTIAGO, Silviano. 2006. As Raízes e o Labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco.
Método de ensino
Os seminários são de natureza teórico-prática, desenvolvidos em torno das leituras propostas para cada sessão do seminário e da investigação em curso. Privilegia-se a interacção entre a apresentação teórica dos assuntos, a partir de conceitos-chave, e a análise problematizadora dos textos por parte dos mestrandos.
Método de avaliação
The seminars are of theoretical and practical nature, developed around the assigned readings for each session of the seminar and the ongoing research. The focus is on interaction between the theoretical presentation of topics, from key concepts, questioning and analysis of texts by students. Reading and discussion of a selection of texts covering the topics outlined in the syllabus; tutorial supervision of the research work related to the final paper chosen by the student.