Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Dissertação em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Código

722121027

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

33

Horas semanais

0

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Analisar e interpretar criticamente a bibliografia científica referente à problemática escolhida de modo a ser estabelecido o estado da questão;
- Formular um problema ou uma questão relevante, de modo a que, através de metodologias cientificamente validadas, o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado;
- Recolher, analisar e tratar os dados;
- Redigir a dissertação conforme os cânones de escrita da disciplina;
- Preparar a discussão pública dos resultados obtidos bem como a enunciação da sua relevância para o esclarecimento da problemática escolhida.

Pré-requisitos

Conclusão da componente letiva do curso.

Conteúdo

Cada aluno desenvolverá o seu projecto num plano individual de trabalho negociado com o orientador de forma a desenvolver a dissertação com uma vertente reflexiva e crítica.
O aluno desenvolverá uma pesquisa aprofundada da temática em estudo, pelo que os conteúdos programáticos dependerão dos tópicos em investigação, e as perspectivas analíticas específicas e bibliografia serão decididas no âmbito das sessões de orientação.

Bibliografia

Bibliografia específica adequada à dissertação de cada estudante.
Dependent on the nature of each student’s dissertation project:
Anderson, Benedict (2006). Imagined Communities. Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Revised Edition. London/New York: Verso.
Pierre Bourdieu. 1992. Les règles de l´art, Génèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education.
GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores.

Método de ensino

As metodologias de ensino assumem essencialmente uma natureza de supervisão, tutoria e organização e gestão da análise e reflexão.
Os estudantes serão orientados por um docente do ciclo de estudos, especialista na área, responsável pelo seu acompanhamento. Estão previstas reuniões regulares entre o mestrando e o orientador até à entrega do trabalho; participação em palestras, conferências, colóquios e outras reuniões de carácter científico; utilização das bases de dados on-line e das bibliotecas; definição de um cronograma de trabalho e de um plano de investigação; definição de um calendário de entregas.

Método de avaliação

A dissertação final será avaliada em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso de mestrado.

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