Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Identidades Culturais Britânicas

Código

722121052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

Iolanda de Freitas Ramos

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

a) Adquirir/desenvolver conhecimentos sobre neovitorianismo, revivalismos e novas utopias nos séculos XX-XXI;
b) Redescobrir paradigmas dos Estudos Vitorianos nas áreas da sociedade, política, economia, arte e estética;

c) Debater (des)construções identitárias de posse e de apropriação do passado sob uma perspectiva neovitoriana;
d) Utilizar um corpus variado de registos textuais e visuais de modo a possibilitar a problematização metacultural e a articulação dos Estudos Neovitorianos com os Estudos sobre a Utopia;
e) Realizar leituras/recensões críticas e pesquisas temáticas e bibliográficas relevantes na área dos Estudos Culturais, dos Estudos Neovitorianos e dos Estudos sobre a Utopia;
f) Elaborar um trabalho de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Neovitorianismo, Revivalismos e Novas Utopias (Séculos XX-XXI): 

1. Considerações conceptuais e metodológicas.
2. Des)construções identitárias intertextuais e intervisuais.
2.1. Alteridade, género e raça.
2.2. Cultura material e iconografia imperial.
3. Utopismo, subculturas e contraculturas.
3.1. Espiritualidade e mundo sobrenatural.
3.2. Entretenimento e submundo.
4. Património cultural, pós-modernidade e globalização.

Bibliografia

- Arias, R. & Pulham P. (Eds.) (2010). Haunting and Spectrality in Neo-Victorian Fiction: Possessing the Past. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

- Boehm-Schnitker, N. & Gruss S. (Eds.) (2014). Neo-Victorian Literature and Culture: Immersions and Revisitations. London and New York: Routledge. 

- Heilman, A. & Llewellyn, M. (2010). Neo-Victorianism: The Victorians in the Twenty-First Century, 1999-2009. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

- Kucich, J. & Sadoff, D. F. (Eds.) (2000). Victorian Afterlife: Postmodern Culture Rewrites the Nineteenth Century. Minneapolis and London: University of Minnesota Press.

- Sargent, L. T. (2010). Utopianism: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

Exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interactiva, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras/recensões críticas e/ou das pesquisas temáticas e bibliográficas conducentes à elaboração de um trabalho final de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programático.

Método de avaliação

A assiduidade é indispensável para a participação nos debates e nos trabalhos curtos de investigação, acrescida de apresentação oral do sumário do trabalho final (50%); elaboração de um trabalho final de investigação (50%).

Cursos