
Identidades Culturais Britânicas
Código
722121052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
10
Professor responsável
Iolanda de Freitas Ramos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
a) Adquirir/desenvolver conhecimentos sobre neovitorianismo, revivalismos e novas utopias nos séculos XX-XXI;
b) Redescobrir paradigmas dos Estudos Vitorianos nas áreas da sociedade, política, economia, arte e estética;
c) Debater (des)construções identitárias de posse e de apropriação do passado sob uma perspectiva neovitoriana;
d) Utilizar um corpus variado de registos textuais e visuais de modo a possibilitar a problematização metacultural e a articulação dos Estudos Neovitorianos com os Estudos sobre a Utopia;
e) Realizar leituras/recensões críticas e pesquisas temáticas e bibliográficas relevantes na área dos Estudos Culturais, dos Estudos Neovitorianos e dos Estudos sobre a Utopia;
f) Elaborar um trabalho de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Neovitorianismo, Revivalismos e Novas Utopias (Séculos XX-XXI):
1. Considerações conceptuais e metodológicas.
2. Des)construções identitárias intertextuais e intervisuais.
2.1. Alteridade, género e raça.
2.2. Cultura material e iconografia imperial.
3. Utopismo, subculturas e contraculturas.
3.1. Espiritualidade e mundo sobrenatural.
3.2. Entretenimento e submundo.
4. Património cultural, pós-modernidade e globalização.
Bibliografia
- Arias, R. & Pulham P. (Eds.) (2010). Haunting and Spectrality in Neo-Victorian Fiction: Possessing the Past. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
- Boehm-Schnitker, N. & Gruss S. (Eds.) (2014). Neo-Victorian Literature and Culture: Immersions and Revisitations. London and New York: Routledge.
- Heilman, A. & Llewellyn, M. (2010). Neo-Victorianism: The Victorians in the Twenty-First Century, 1999-2009. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
- Kucich, J. & Sadoff, D. F. (Eds.) (2000). Victorian Afterlife: Postmodern Culture Rewrites the Nineteenth Century. Minneapolis and London: University of Minnesota Press.
- Sargent, L. T. (2010). Utopianism: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
Exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interactiva, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras/recensões críticas e/ou das pesquisas temáticas e bibliográficas conducentes à elaboração de um trabalho final de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programático.
Método de avaliação
A assiduidade é indispensável para a participação nos debates e nos trabalhos curtos de investigação, acrescida de apresentação oral do sumário do trabalho final (50%); elaboração de um trabalho final de investigação (50%).