
Aquisição e Aprendizagem de Línguas
Código
722131032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira, João Marques da Costa, Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento de modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Língua Segunda / Língua Estrangeira, bem como de instrumentos metodológicos para a recolha, tratamento e análise de dados de aquisição linguística.
b) Desenvolver competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas.
c) Desenvolver a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos, assim como as conclusões resultantes da pesquisa e reflexão autónomas, defendendo-as de uma forma clara e bem argumentada.
d) Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos e os instrumentos teóricos e empíricos adquiridos na realização de um trabalho de investigação original na área de Aquisição de Língua Segunda / Língua Estrangeira.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Metodologias de recolha, tratamento e análise de dados de aquisição.
2. Perspetivas teóricas em Aquisição de Segunda Língua.
3. Aquisição de propriedades morfossintáticas.
4. Aquisição do léxico e de propriedades na interface léxico-sintaxe.
5. A interface sintaxe-semântica.
6. A interface sintaxe-pragmática.
7. Aquisição de L2 e ensino/aprendizagem de língua não materna.
Bibliografia
ARCHIBALD, J. (org.) (2000), Second Language Acquisition and Linguistic Theory. Oxford: Blackwell.
HAWKINS, R. (2001), Second Language Syntax: A Generative Introduction. Oxford: Blackwell.
HOEKSTRA, T. & B. SCHWARTZ (orgs.) (1994), Language Acquisition Studies in Generative Grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
RITCHIE, W. & T. BHATIA (orgs.) (1996), Handbook of Second Language Acquisition. San Diego: Academic Press.
WHITE, L. (2003), Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
Os temas propostos para estudo, reflexão e discussão nas sessões de seminário são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
(a) Participação nas sessões de seminário, com apresentação de leituras e discussão das matérias (30%).
(b) Apresentação de um projecto individual, resultante de pesquisa autónoma, apoiado em bibliografia e informação documental diversa (70%).