Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Pragmática

Código

722131081

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento de modelos teóricos de descrição e de explicação na área da Pragmática linguística.
b) Desenvolver competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas.
c) Desenvolver a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos, assim como as conclusões resultantes da pesquisa e reflexão autónomas, defendendo-as de uma forma clara e bem argumentada.
d) Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos e os instrumentos teóricos e empíricos adquiridos na realização de um trabalho de investigação original na área da Pragmática.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Perspetivas teóricas em Pragmática.
2. Enunciação, referência e sentido: interdependência semântico-pragmática.
3. Relação entre as formas linguísticas e valores semântico-pragmáticos
4. Metodologias de recolha, tratamento e análise de dados em Pragmática.

Bibliografia

LEVINSON, S. C., Pragmatics, Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
MOESCHLER, Jacques; Anne REBOUL. Dictionnaire Encyclopédique de Pragmatique. Paris: Ed. du Seuil, 1994.
MOECHLER, Jacques. Argmentation et Conversation. Paris: Hatier-Didier, 1985.
PORTOLÉS, José, Pragmática para hispanistas. Madrid: Editorial Sintesis, 2007.

Método de ensino

Os temas propostos para estudo, reflexão e discussão nas sessões de seminário são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.



Método de avaliação

Participação nas sessões de seminário, com apresentação de leituras e discussão das matérias (30%). Apresentação de um projecto individual, resultante de pesquisa autónoma, apoiado em bibliografia e informação documental diversa (70%).

Cursos