Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semântica

Código

722131082

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Professor responsável

Helena Topa Valentim

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) delimitar o domínio do estudo da semântica, propondo, simultaneamente, uma interação com outras disciplinas (sintaxe, pragmática, filosofia da linguagem);
b) construir, a partir da descrição da heterogeneidade de formas disponíveis nas línguas, propostas que visem o tratamento homogéneo dessas formas, tendo em conta:
(i) as formas e as construções que, nas diferentes línguas, permitem o estudo de diferentes categorias gramaticais
(ii) os fenómenos heterogéneos que relacionam a estabilidade e a deformabilidade dessas formas na análise linguística;
(iii) diferentes modelos e teorias, disponíveis no estudo da semântica das línguas

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

A - Modelos e perspetivas: 1 - Modelos de análise na construção da referência; 2 – Diversidade das línguas e representações cognitivas; 3 – Categorias gramaticais e representação linguística.
B - Observáveis em linguística - Metodologia(s) e modelos teóricos.
C - Construção das formas linguísticas: a perspetiva da semântica frásica
1 – Descrições referenciais e não-referenciais: as operações de determinação nominal (extração, identificação-qualitativa e percurso); o conceito de domínio nocional e a formatação semântica dos nomes; 2 – Referência temporal e referência aspetual: Aktionsart e aspeto gramatical; marcadores de perfetividade e de imperfetividade nas línguas; o conceito de telecidade.
D – Formas & construções linguísticas: 1 - marcas de sujeitos e de subjetividade 2 – Modos e modalidade(s): modo, modalidade e valores modais; tipologia(s) modais, modalidade e conceito de modalização; 3 – modalidade epistémica e não-epistémica; relações entre modalidade e tempo e modalidade e aspeto; 4 – Modalidade, mediativo e evidencialidade;
E- Teorias e conceitos: 1– determinação verbal e composicionalidade; 2 – transcategorialidade vs interfaces na análise semântica
F- Casos de Estudo: tempo e aspeto nas línguas naturais /‘polissemia’ e ‘forma esquemática’/verbos lexicais, verbos auxiliares e verbos ‘leves’/ construções perifrásticas.

Bibliografia

CAMPOS, M. H.. Tempo, aspecto e modalidade. Porto, Porto Editora, 1997
BINNICK, Robert I. (ed), The Oxford Handbook of Tense and Aspect. Oxford: Oxford University Press, 2012
MARTINICH, A.P.. (ed). The Philosophy of language. Oxford: Oxford University Press, 1990
LYONS, J.. Semantics (vol I /II). Cambridge: CUP, 1977
PALMER, F.R. Mood and Modality. Cambridge, CUP, 2001

Método de ensino

Os temas propostos para estudo, reflexão e discussão neste seminário são calendarizados no início do semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.

Método de avaliação

Participação ativa nas sessões de seminário, de acordo com as diferentes atividades educativas previstas. (10%); discussão de textos teóricos de acordo com os tópicos programáticos, (30%); apresentação de um trabalho final original (oral e escrito) (60%).


Cursos