
Semântica
Código
722131082
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Helena Topa Valentim
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) delimitar o domínio do estudo da semântica, propondo, simultaneamente, uma interação com outras disciplinas (sintaxe, pragmática, filosofia da linguagem);
b) construir, a partir da descrição da heterogeneidade de formas disponíveis nas línguas, propostas que visem o tratamento homogéneo dessas formas, tendo em conta:
(i) as formas e as construções que, nas diferentes línguas, permitem o estudo de diferentes categorias gramaticais
(ii) os fenómenos heterogéneos que relacionam a estabilidade e a deformabilidade dessas formas na análise linguística;
(iii) diferentes modelos e teorias, disponíveis no estudo da semântica das línguas
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A - Modelos e perspetivas: 1 - Modelos de análise na construção da referência; 2 Diversidade das línguas e representações cognitivas; 3 Categorias gramaticais e representação linguística.
B - Observáveis em linguística - Metodologia(s) e modelos teóricos.
C - Construção das formas linguísticas: a perspetiva da semântica frásica
1 Descrições referenciais e não-referenciais: as operações de determinação nominal (extração, identificação-qualitativa e percurso); o conceito de domínio nocional e a formatação semântica dos nomes; 2 Referência temporal e referência aspetual: Aktionsart e aspeto gramatical; marcadores de perfetividade e de imperfetividade nas línguas; o conceito de telecidade.
D Formas & construções linguísticas: 1 - marcas de sujeitos e de subjetividade 2 Modos e modalidade(s): modo, modalidade e valores modais; tipologia(s) modais, modalidade e conceito de modalização; 3 modalidade epistémica e não-epistémica; relações entre modalidade e tempo e modalidade e aspeto; 4 Modalidade, mediativo e evidencialidade;
E- Teorias e conceitos: 1 determinação verbal e composicionalidade; 2 transcategorialidade vs interfaces na análise semântica
F- Casos de Estudo: tempo e aspeto nas línguas naturais /polissemia e forma esquemática/verbos lexicais, verbos auxiliares e verbos leves/ construções perifrásticas.
Bibliografia
CAMPOS, M. H.. Tempo, aspecto e modalidade. Porto, Porto Editora, 1997
BINNICK, Robert I. (ed), The Oxford Handbook of Tense and Aspect. Oxford: Oxford University Press, 2012
MARTINICH, A.P.. (ed). The Philosophy of language. Oxford: Oxford University Press, 1990
LYONS, J.. Semantics (vol I /II). Cambridge: CUP, 1977
PALMER, F.R. Mood and Modality. Cambridge, CUP, 2001
Método de ensino
Os temas propostos para estudo, reflexão e discussão neste seminário são calendarizados no início do semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
Participação ativa nas sessões de seminário, de acordo com as diferentes atividades educativas previstas. (10%); discussão de textos teóricos de acordo com os tópicos programáticos, (30%); apresentação de um trabalho final original (oral e escrito) (60%).