
Gramática do Português e Ensino
Código
722131084
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Céu Caetano, Maria Teresa Brocardo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a gramática do português, considerando as suas diferentes vertentes;
b) Desenvolver competências de análise de fenómenos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e da semântica do português, incluindo perspetivas diacrónicas;
c) Identificar propriedades linguísticas e discursivas de diferentes atualizações textuais da língua;
d) Conhecer instrumentos teóricos e metodológicos adequados ao uso de materiais de referência (manuais, gramáticas e dicionários, entre outros) na prática do ensino do português língua materna;
e) Dominar técnicas para a conceção e elaboração de materiais de apoio à lecionação.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. O ensino da gramática
- porquê estudar gramática?
- diferentes tipos de gramáticas
2. Gramática e Ortografia:
- o oral e o escrito
- a noção de erro
3. Fonologia:
- o sistema fonológico do português europeu
- alguns processos fonológicos do português
4. Morfologia:
- especificidades dos processos flexionais (nominais e verbais)
- processos de formação de palavras (derivação e composição)
5. Sintaxe:
- constituintes da frase e funções sintáticas
- frases simples e complexas
6. Semântica:
- construção da referência e formas nominais
- os marcadores de Tempo, Aspecto e Modalidade em português
7. Usos da língua:
- géneros textuais e tipos de discurso
- relevância dos géneros e tipos na produção e compreensão de textos
8. Língua, norma e variação
- a noção de língua e a problemática da definição e caraterização de norma(s)
- variação linguística condicionada por diferentes tipos de fatores
Bibliografia
Brocardo, Maria Teresa (2014) Tópicos de História da Língua Portuguesa. Lisboa: Colibri.
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Kumaravadivelu, B. (2003) Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven : Yale University Press.
Larsen-Freeman, Diane & Anderson, Marti (2011) Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Mateus, Maria Helena M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, João; Móia, Telmo (1996) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo Paiva et al. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Richards, J. C.; Rodgers, T. S. (2001) Approaches and methods in language teaching. 2nd ed. New York: Cambridge University Press.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em regime de seminário, pressupondo, portanto, a participação ativa dos mestrandos em todas as sessões e visando também incentivar a sua progressiva autonomização no desenvolvimento do trabalho pessoal (recolha bibliográfica, produção de análises críticas, formulação de problemas e apresentação de propostas para a respetiva resolução, etc.).
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Método de avaliação
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Cursos
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Francês no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Alemão no Ensino Básico e Secundário
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário