
Instrumentos de Normalização Linguística
Código
722131089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Céu Caetano, Maria Teresa Brocardo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os principais instrumentos de normalização do português atualmente disponíveis, identificando genericamente as respetivas caraterísticas.
b) Adquirir competências para a seleção dos instrumentos mais apropriados ao desempenho de diferentes tipos de tarefas no âmbito da consultoria e revisão linguística (fundamentação de pareceres, propostas de correção, hierarquização de alternativas, etc.).
c) Desenvolver práticas de consulta e uso desses instrumentos adequadas a necessidades específicas do trabalho de revisão e consultoria linguística.
d) Adquirir competências para a definição de estratégias de resolução de problemas com recurso a uma fundamentação sustentada nos instrumentos adequados.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Instrumentos de normalização linguística
Definição e caraterização de obras de referência (gramáticas e dicionários) e obras de divulgação (vocabulários, prontuários, guias, manuais). Critérios de seleção de instrumentos em função dos objetivos dos usuários.
2. Gramáticas descritivas do português de vocação normativa
Fundamentação e critérios da definição de ´norma´ e ´correção´ gramaticais. (In)adequação das gramáticas às necessidades dos usuários. Áreas de oscilação / contradição entre diferentes gramáticas e / ou outros instrumentos e ferramentas. Estratégias para a resolução de problemas.
3. Dicionários do português
Fundamentação e critérios das principais obras de referência. Relevância da dicionarização para a normalização dos usos lexicais. Fixação versus flexibilização (hierarquização preferencial) das escolhas lexicais.
4. Outros instrumentos
Complementação do uso de instrumentos de normalização e de outros (novos) recursos e ferramentas estratégias e práticas de uso.
Bibliografia
Azeredo, José Carlos de. 2008. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha.
Cunha, Celso & L. F. Lindley Cintra. 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: João Sá da Costa.
Houaiss, Antônio & Mauro de Salles Villar. 2009. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva / Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa [com a nova ortografia da língua portuguesa]
Móia, Telmo. 2004. Algumas áreas problemáticas para a normalização linguística disparidades entre o uso e os instrumentos de normalização. In Duarte, I. & I. Leiria, eds. Actas do XX Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL /Colibri, 109-125.
Raposo, Eduardo Bozaglo Paiva et al. (eds). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vols. I e II.
Método de ensino
As unidades letivas funcionam em regime de seminário, envolvendo a participação planeada dos estudantes, com intervenções de diferentes tipos: apresentações sobre temas do programa, recensões críticas, resultados de tarefas previamente executadas (p. ex., trabalhos práticos de revisão, formulação de pareceres linguísticos), apreciações críticas de diferentes aspetos das obras de referência, formulação de problemas e propostas de resolução.
Método de avaliação
A avaliação do seminário decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário (40%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, e respetiva apresentação e discussão (60%). O trabalho poderá ser reformulado depois da apresentação.