Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias específicas de ensino de língua não materna

Código

722131097

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Fiéis, Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objetivo geral:
Familiarizar os alunos com metodologias específicas para o ensino de português língua não materna.
Competências específicas:
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de:
(i) reconhecer as especificidades das metodologias orientadas para o ensino/aprendizagem de uma língua não materna, em oposição ao da língua materna
(ii) avaliar a adequação de diferentes metodologias a públicos distintos, em função de diferentes contextos de aprendizagem
(iii) reconhecer diferentes procedimentos de avaliação diagnóstica e conceber instrumentos de avaliação adequados
(iv) desenhar programas e planificar aulas, tendo em conta os princípios metodológicos básicos do ensino de línguas e definindo os conteúdos e as estratégias em função do perfil e das necessidades educativas do público-alvo
(v) desenvolver tarefas e atividades para o treino de diferentes competências

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna.
2. Competências a desenvolver na aprendizagem da língua não materna: comunicativa, sociolinguística, pragmática.
3. Fatores a ter em conta na definição da metodologia: público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna), contextos e objetivos de aprendizagem.
4. Práticas de avaliação diagnóstica.
5. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas.
6. O ensino baseado em tarefas.
7. Tarefas e atividades para o ensino:
7.1. compreensão oral
7.2. produção/interação oral
7.3. compreensão escrita
7.4. produção escrita
7.5. vocabulário
7.6. gramática

Bibliografia

Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas -Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto: ASA.
Ellis, R. (2007) Task-based language learning and teaching. Oxford University Press.
Harmer, J. (2007) The practice of English language teaching (Longman Handbooks for Language Teachers). Longman ELT, 4ª ed.
Uso-Juan, E. & A. Martinez-Flor (eds.) (2006) Current trends in the development and teaching of the four language skills. Mouton de Gruyer.
Hinkel, Eli (ed.) (2005) Handbook of research in second language teaching and learning. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados. Cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição dos conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, entre outros; recursos adaptados a cada conteúdo programático (sínteses, esquematizações, quadros-resumo, imagens, materiais adaptados, etc.); indicações bibliográficas/acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.

Método de avaliação

A avaliação centrar-se-á, por um lado, na realização de atividades (por exemplo, desenho de tarefas e planificação de sequências didáticas), que serão realizadas ao longo do semestre; e, por outro lado, na elaboração de um trabalho final, que avaliará de forma mais global os conteúdos lecionados, no qual serão avaliados os conhecimentos e as competências adquiridos.

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