
Avaliação e produção de materiais
Código
722131098
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Fiéis
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da UC, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- reconhecer a especificidade do ensino da língua segunda/estrangeira
- avaliar e adaptar materiais e recursos para o ensino da língua segunda/estrangeira
- desenvolver materiais para o ensino/aprendizagem do PLNM para diferentes populações e níveis de proficiência linguística
- desenvolver materiais para diferentes competências de uso da língua
Saberes e competências específicos:
- Capacidade para avaliar materiais e recursos existentes para o ensino de língua segunda
- Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes públicos e níveis de proficiência
- Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes competências linguísticas
- Capacidade para criar novos materiais para ensino da LNM destinados a diferentes níveis de proficiência, faixas etárias e para treino de diferentes competências.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Avaliação de materiais e recursos existentes.
2. Adaptação e desenvolvimento de materiais para públicos específicos:
2.1. níveis de proficiência;
2.2. línguas maternas;
2.3. adultos/crianças;
2.4. língua para fins específicos.
3. Desenvolvimento de materiais para diferentes competências:
3.1. ensino da gramática;
3.2. ensino de vocabulário;
3.3. escrita e leitura;
3.4. oralidade.
Bibliografia
Hinkel, Eli (ed.) (2005) Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Tomlinson, Brian (2012) State-of-the-Art Article. Materials development for language learning and teaching. Language Teaching 45.2, 143179.
Tomlinson, Brian (ed.) (2003) Developing Materials for Language Teaching, Continuum.
Uso-Juan, E. & A. Martinez-Flor (eds.) (2006) Current Trends in the Development and Teaching of the Four Language Skills. Mouton de Gruyer.
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados.
Cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição dos conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, entre outros; recursos adaptados a cada conteúdo programático (sínteses, esquematizações, quadros-resumo, imagens, materiais adaptados, etc.); indicações bibliográficas/acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma construída para o efeito.
Método de avaliação
A avaliação incluirá a realização de atividades (por exemplo, avaliação e adaptação de materiais e recursos existentes para o ensino do PLNM). Estes exercícios serão realizados ao longo do semestre, destinando-se a diferentes públicos-alvo e ao treino de diferentes competências linguísticas. Será também realizado um trabalho final, que avaliará de forma mais global os conteúdos lecionados, no qual serão avaliados os conhecimentos adquiridos e as competências de adaptação e/ou criação de materiais para ensino/aprendizagem de PLNM.