Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Tópicos em ensino de português língua não materna

Código

722131100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Explorar questões de relevo no ensino de português língua não materna (PLNM)
b) Desenvolver competências de pesquisa autónoma direcionada para a resolução de problemas em contextos específicos de aprendizagem
Saberes e competências a desenvolver:
- Conhecimento de conceitos e questões relevantes no ensino de LNM
- Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino de (P)LNM
- Conhecimento de práticas de avaliação (verificação da progressão das aprendizagens e transição de nível)
- Capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de PLNM adequados ao público-alvo
- Capacidade de reconhecer os papéis que as TIC podem desempenhar no ensino de PLNM
- Capacidade de identificar procedimentos adequados para trabalhar o português como língua para fins específicos
- Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica
- Capacidade de desenvolver projetos de investigação-ação que permitam intervir adequadamente em diferentes contextos educativos

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Documentos orientadores e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna
2. Práticas de avaliação para verificação da progressão das aprendizagens e para transição de nível
3. A utilização das TIC no ensino/aprendizagem de português língua não materna
4. O ensino/aprendizagem do português enquanto língua de escolarização
5. O desenvolvimento de projetos de investigação-ação no domínio do português língua não materna

Bibliografia

Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas -Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto: ASA.
Mateus, M.H.M. & L. Solla (orgs.) (2013) O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: ILTEC/Fundação Calouste Gulbenkian.
Mills, G. E. (2003). Action research: A guide for the teacher researcher. Upper Saddle River, NJ: Merrill/Prentice Hall.
Pinto, J. & L. Santos (2006) Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
Tavares, C.F. & L.F. Barbeiro (2011) As implicações das TIC no ensino da língua. DGIDC.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos programáticos, em função dos conteúdos lecionados.
O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição de conteúdos; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar os vídeos-aula; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.

Método de avaliação

A avaliação consistirá: (i) na realização de atividades ao longo do semestre (e.g. atividades de pesquisa e revisão bibliográfica, produção de materiais/atividades didáticos e pequenos estudos de caso); e (ii) no desenho de um projeto de investigação-ação.

Cursos