Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria e prática do e-learning

Código

722141058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Irene Tomé

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a. Compreender a importância das Teorias da Aprendizagem Digital na sua conexão com a comunicação digital aplicadas ao ensino a distância;
b. Conceptualizar os modernos conceitos de construtivismo e construcionismo;
c. Saber aplicar os conceitos a qualquer estrutura curricular em sistema online;
d. Estudar as estratégias do processo ensino-aprendizagem digital e desenvolver projectos curriculares segundo as Teorias Construtivistas da Aprendizagem

Pré-requisitos

Licenciatura

Conteúdo

1. Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;
2. Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus actual;
3. Teorias da Aprendizagem: contextualização e evolução ao longo dos tempos;
4. Construtivismo e Construcionismo: contextualização e objectivos;
5. Apreciação pedagógica e didáctica das Teorias da Aprendizagem Digitais;
6. As teorias desenvolvimentistas e a sua relação com os sistemas interactivos de comunicação;
7. Estruturação de e-conteúdos e as aplicações educativas multimédia : aplicação de mecanismos psicológicos à concepção da aplicação, desenvolvimento e produção;
8. De Piaget a Vytgostky, de Seymour Papert a Resnick: saber-fazer e fazer-fazer. Análise de Estudos de Caso.

Bibliografia

RESNICK, M. e Kafai, Y. (1996). Constructionism in practice: Designing, thinking, and learning in a digital world. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
GARNIER, C., BERNARZ, N. E , Ulanovskaya, I. (2004) Après Vygotski et Piaget. Perspectives sociale et constructiviste. Écoles russe et occidentale. Louvaine-la-Neuve, De Boeck.
CORREIA, C. e TOMÉ, I. (2007). O que é o e-Learning. Lisboa: Plátano Editora.
DEPOVER, C., et al. (2008). Enseigner avec les technologies. Québec: Presses de l´Université du Québec
SELWYN, Neil (2013). Education in a digital world. London: Routledge

Método de ensino

Percentagem de aulas práticas: 14%. Através do Ensino on-line ou presencial, desenvolver-se-à a parte curricular, estratégias de tutoria, trabalho colaborativo e apresentação de Dissertação, relatório de Trabalho de Projecto ou de Estágio com Relatório.
Sítio na Internet
http://www.citi.pt/mestrado/

Método de avaliação

Método de avaliação
Apresentação de trabalhos, provas presenciais, prática colaborativa e apresentação pública de Dissertação, relatório de Trabalho de Projecto ou de Estágio com Relatório.

Cursos