
Educação Comparada
Código
722141061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Ana Isabel Madeira (IE-UL)
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Analisar comparativamente questões centrais da estrutura e do funcionamento dos sistemas de ensino à escala global, nomeadamente as que se prendem com a reestruturação da educação a nível internacional e a sua reorganização no espaço europeu e luso-afro-brasileiro.
- Compreender os efeitos dos processos de globalização, nomeadamente através dos mecanismos de regulação supranacionais, e analisar o seu impacte ao nível nacional e local;
- Analisar os mecanismos de produção, difusão e circulação de discursos educacionais à escala global e a sua relação com a legitimação de políticas e reformas de alcance nacional/local;
- Desenvolver uma postura crítica face a concepções prevalecentes acerca dos principais problemas de desenvolvimento dos sistemas de ensino, em perspectiva histórica e actual, particularmente no que diz respeito às mudanças na área do currículo, da formação de professores e no trabalho docente e nas políticas de organização, gestão e avaliação da educação.
Pré-requisitos
Conteúdo
1 A Comparação em Educação
Tradições teóricas, perspectivas disciplinares e metodologias de investigação;
A constituição histórica do campo da Educação Comparada e as principais abordagens que marcaram a sua identidade epistemológica;
A ciência social comparativa e reflexão reformadora internacional.
2 - Génese e desenvolvimento dos sistemas educativos modernos (séculos XIX XXI)
A formação histórica dos sistemas escolares e a difusão mundial da Escola;
A organização dos Sistemas de Ensino na Europa e a difusão do modelo escolar às periferias coloniais;
Os impactos demográficos, sociais e culturais das migrações internacionais nos sistemas educativos nacionais;
3 - Questões centrais da Educação Comparada
A institucionalização de um discurso global sobre a educação;
A definição de compromissos internacionais em torno de objectivos e metas educativas comuns;
O papel das agências internacionais nas políticas e práticas de comparação.
Bibliografia
Arnove, Robert & Torres, Carlos (Eds.) (2013). Comparative Education: The Dialectic of the Global and the Local. (Fourth edition). New York, NY: Rowman and Littlefield.
Bray, Mark; Adamson, B. & Mason, M. (Eds.) (2007). Comparative Education Research: Approaches and Methods. Dordrecht, The Netherlands; Springer and Hong Kong: CERC, University of Hong Kong Press.
Cowen, Robert; Kazamias, Andreas M. (Eds.) (2009). International Handbook of Comparative Education (1st Edition). London & New York: Springer. 2 vols.
Jürgen Schriewer, (Ed.) (2009). Discourse Formations in Comparative Education. (Third Revised Edition). Frankfurt/M & New York: Lang Publishers.
Lawn, Martin & Nóvoa, António, (Coord.) (2005). LÉurope Réinventée. Regards critiques sur lEspace Européen de lÉducation. Paris: LHarmattan.
Nóvoa, António (1998). Histoire & Comparaison (Essais sur lÉducation). Lisbonne : Educa.
Método de ensino
As aulas serão organizadas em torno de leituras teóricas e na análise de relatórios de agências internacionais. Os alunos acompanham a exposição dos temas através de leituras indicadas previamente, por forma a participarem nos debates e a desenvolverem os seus elementos de avaliação de grupo e individuais.
Método de avaliação
A avaliação segue os princípios essenciais da avaliação contínua, estando previstos como elementos de avaliação a realização de actividades em sala de aula (10%), a participação na elaboração de um trabalho de grupo (40%) e a elaboração de um relatório crítico individual (50%) sobre um dos temas abordados no programa da disciplina, no qual os alunos deverão desenvolver uma reflexão sobre tópicos analisados durante as sessões lectivas, com base na bibliografia recomendada, demonstrando capacidades ao nível da fundamentação, organização, síntese e sentido crítico.