
Didática do Espanhol II
Código
722160030
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
5
Professor responsável
Alberto Madrona Fernandez
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Espanhol
Objectivos
a) Aprofundar a análise da abordagem do ensino por tarefas.
b) Aprofundar o conceito do erro e as suas implicações numa abordagem comunicativa do ensino.
c) Desenvolver uma visão geral sobre a importância da avaliação.
d) Desenvolver uma compreensão crítica do uso actual da tecnologia digital relativamente às implicações para o ensino-aprendizagem da LE.
e) Desenvolver o conceito de observação de aula crítica e construtiva e as suas vantagens.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
a) Abordagem por tarefas no ensino de Espanhol Língua Estrangeira.
b) Princípios relativos ao papel do erro na abordagem comunicativa.
c) Análise crítica de diversos métodos de avaliação.
d) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
e) Técnicas e tarefas de observação.
f) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.
Bibliografia
Sánchez, J. e Santos, I. (eds.). (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL
Croll, P. (1995). La observación sistemática en el aula. Madrid: La Muralla S.A.
Zanón, J. (coord.) (1999). La enseñanza del español mediante tareas. Madrid: Edinumen
Arrate, G. (2011). Las tecnologías de la información en la enseñanza del español. Madrid: ArcoLibros
Ribas, R. e DAquino, A. (2004). ¿Cómo corregir errores y no equivocarse en el intento? Madrid: Edelsa
Método de ensino
As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre (30%) e preparação de um projeto relativamente a um dos temas tratados no curso, à escolha dos estudantes (60%). A participação regular nas sessões será objeto de avaliação (10%).