Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática do Espanhol II

Código

722160030

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

5

Professor responsável

Alberto Madrona Fernandez

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Espanhol

Objectivos

a) Aprofundar a análise da abordagem do ensino por tarefas.
b) Aprofundar o conceito do erro e as suas implicações numa abordagem comunicativa do ensino.
c) Desenvolver uma visão geral sobre a importância da avaliação.
d) Desenvolver uma compreensão crítica do uso actual da tecnologia digital relativamente às implicações para o ensino-aprendizagem da LE.
e) Desenvolver o conceito de observação de aula crítica e construtiva e as suas vantagens.





Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

a) Abordagem por tarefas no ensino de Espanhol Língua Estrangeira.
b) Princípios relativos ao papel do erro na abordagem comunicativa.
c) Análise crítica de diversos métodos de avaliação.
d) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
e) Técnicas e tarefas de observação.
f) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.

Bibliografia

Sánchez, J. e Santos, I. (eds.). (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL
Croll, P. (1995). La observación sistemática en el aula. Madrid: La Muralla S.A.
Zanón, J. (coord.) (1999). La enseñanza del español mediante tareas. Madrid: Edinumen
Arrate, G. (2011). Las tecnologías de la información en la enseñanza del español. Madrid: ArcoLibros
Ribas, R. e D’Aquino, A. (2004). ¿Cómo corregir errores y no equivocarse en el intento? Madrid: Edelsa

Método de ensino

As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.

Método de avaliação

Apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre (30%) e preparação de um projeto relativamente a um dos temas tratados no curso, à escolha dos estudantes (60%). A participação regular nas sessões será objeto de avaliação (10%).

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