Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática do Francês I

Código

722160031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Professor responsável

Christina Dechamps

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Francês

Objectivos

- Adquirir/aprofundar conceitos e terminologia centrais no ensino do FLE
- Identificar e avaliar o contributo das várias metodologias no ensino do FLE
- Familiarizar-se com os programas nacionais de francês e o QECRL
- Desenvolver uma compreensão crítica do uso da tecnologia digital no ensino da LE
- Refletir sobre as problemáticas relativas ao ensino do FLE em contexto escolar, articulando saberes / saber-fazer / saber-ser e saber-aprender
- Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interação na sala de aula
- Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de receção, produção, interação e mediação
- Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural.
- Refletir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula, recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didática
- Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação
- Descrever processos de gestão pedagógica do erro

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Teorias e metodologias de ensino da LE.
c) Capacidades de recepção, produção, interacção e mediação.
d) Motivação dos alunos, diferenças entre alunos e diferentes contextos de aprendizagem.
e) Planificação e gestão de sala de aula.
f) Teorias e fundamentos para a avaliação.
g) Instrumentos e técnicas de avaliação.
h) Pedagogia do erro.
i) Tecnologia digital na aula de LE.

Bibliografia

BEACCO, J.C. (2007) : L’approche par compétences dans l’enseignement des langues. Paris, Didier, coll. « Langues et didactique », 307 p.
Conseil de l’Europe (2000) : Cadre Européen Commun de Référence pour les langues. Paris, Didier, 192 p.
CUQ, J.P. et alii (2002-2005) : Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble, PUG, 452 p.
CUQ, J.P. et alii (2003) : Dictionnaire de didactique du français. Paris, Clé international, 303 p.
NARCY-COMBES, M.F. (2005) : Précis de didactique : devenir professeur de langue. Paris, Ellipses, 159 p.
LIONS-OLIVIERI, M.L. (2011) : L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues. Paris, éd. Maison des Langues, 297 p.
PUREN, C. (1994-2008) : La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes. Paris, Didier-Credif, 230 p. Programas Francês, Ensino Básico 3º Ciclo/Secundário, Ministério da Educação
Le français dans le monde. Paris, Hachette + supplément Recherches et applications

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Pretende-se que a leccionação ilustre, quando possível, a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhos teóricos (60%), bem como numa prova escrita presencial (40%).

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