Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da História I

Código

722160053

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Relacionar a História-ciência e a História-disciplina
b) Analisar os documentos oficiais (Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, Programas de História e Metas Curriculares) e a sua articulação com o trabalho na sala de aula
c) Avaliar metodologias de trabalho para adequar os programas e as metas curriculares da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos
d) Criticar recursos e planificações
e) Construir planificações e materiais de diversa natureza

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Da história ao ensino da História
2. A integração da História no Currículo Nacional. A organização e gestão curricular.
. Os programas de História
. A dimensão formativa da disciplina
. Diferentes acepções de currículo
. O professor enquanto decisor curricular
3. Desenvolvimento de competências essenciais em História
. Tratamento de informação / utilização de fontes
. A compreensão histórica
. A comunicação em História
. Os vectores da temporalidade, da espacialidade e da contextualização
4. As metas curriculares em História
Progressão da aprendizagem – conhecimentos e métodos de trabalho
5. Metodologias do ensino da História
. Actividades e recursos adequados ao desenvolvimento de competências históricas, metas curriculares e a diferentes conteúdos científicos
. Pedagogia diferenciada e auto-regulação da aprendizagem. A consciência histórica e a aula-oficina
. Técnicas individuais e de grupo
. Trabalho de pesquisa e trabalho de projecto
6. Análise de materiais diversos

Bibliografia

BARCA, Isabel (organização) (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade, Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: Universidade do Minho.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2010). Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora.
ROLDÃO, Maria do Céu (2010). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Método de ensino

60% de aulas teóricas e 40% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos
Preparação de tempos lectivos e produção dos materiais necessários
Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos
1- Participação e elaboração de trabalhos em aula (10%);
2- Trabalho individual ou de grupo: Roteiro de uma visita de estudo (30%)
3- Trabalho individual: Apresentação escrita e oral de: uma metodologia de trabalho para um conteúdo programático e materiais ou Planificação para dois tempos lectivos de 90m, incluindo materiais (60%).

Método de avaliação

60% de aulas teóricas e 40% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos
Preparação de tempos lectivos e produção dos materiais necessários
Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos
1- Participação e elaboração de trabalhos em aula (10%);
2- Trabalho individual ou de grupo: Roteiro de uma visita de estudo (30%)
3- Trabalho individual: Apresentação escrita e oral de: uma metodologia de trabalho para um conteúdo programático e materiais ou Planificação para dois tempos lectivos de 90m, incluindo materiais (60%).

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