Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da História II

Código

722160054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

5

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Planificar diferentes situações de aprendizagem
b) Construir conhecimento histórico – algumas actividades e recursos
c) Criticar e elaborar diferentes instrumentos de avaliação

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Analisar legislação diversa:
a) Estatuto da carreira docente: direitos e deveres profissionais, carreira docente, avaliação, formação.
b) Avaliação das aprendizagens: enquadramento, finalidades, intervenientes, processos e critérios de avaliação, casos específicos.
c) Gestão escolar: regime de autonomia, administração e gestão das escolas.
d) A Direcção de Turma: Estatuto do Aluno, regulamentos internos e funções do director de turma.
2. A planificação prática e o ensino da História
. O professor enquanto decisor curricular
. Avaliar os contextos educativos
. Estabelecer prioridades
. Integrar conteúdos científicos
. Organizar experiências de aprendizagem adequadas aos contextos educativos
. Avaliar os processos
. Reavaliar o trabalho efectuado
3. A avaliação no ensino da História
. funções, tipos e instrumentos da avaliação
. construção desses instrumentos
. critérios de avaliação
. objectividade / subjectividade na avaliação
. como facilitar a aprendizagem auto-regulada

Bibliografia

BARCA, Isabel (organização) (2008). Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África. Actas das sétimas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2005). Actividades Colaborativas e Avaliação. In Boletim O Ensino da História, nº 29 (Janeiro) Lisboa: Associação de Professores de História, pp. 11-15.
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa (2002). Avaliação das Aprendizagens dos Alunos – Novos contextos, novas práticas. Colecção “Guias Práticos”. Porto: Edições ASA.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
TRINDADE, Rui (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem – novas práticas pedagógicas. Porto: Edições ASA.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Preparação de actividades lectivas.
. Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos.
. Construção de materiais didácticos.
. Planificação de unidades de ensino e sua avaliação.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (80%): optar por uma metodologia de trabalho que tenha desenvolvido ou que pretenda desenvolver no estágio em História. Pretende-se: breve reflexão teórica e os materiais para implementar essa metodologia com os alunos.

Método de avaliação

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Preparação de actividades lectivas.
. Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos.
. Construção de materiais didácticos.
. Planificação de unidades de ensino e sua avaliação.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (80%): optar por uma metodologia de trabalho que tenha desenvolvido ou que pretenda desenvolver no estágio em História. Pretende-se: breve reflexão teórica e os materiais para implementar essa metodologia com os alunos.

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