
Didática da Geografia II
Código
722160056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
5
Professor responsável
Fernando Ribeiro Martins
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Utilizar diversos recursos e estratégias de ensino da Geografia.
b) Reconhecer a utilidade da Planificação do ensino.
c) Aplicar certos modelos de planificação em unidades curriculares específicas.
d) Compreender o significado individual e social da avaliação.
e) Exercitar diversos instrumentos de avaliação.
f) Conceber testes em Geografia.
g) Tomar consciência da importância social da função docente.
Pré-requisitos
Didática da Geografia I
Conteúdo
( Na sequência dos conteúdos de Didáctica da Geografia I )
Parte IV: Educação geográfica.
4.1. Educação geográfica: do discurso às práticas curriculares;
4.2. Os desafios da docência em Geografia.
4.3. Planificação versus Avaliação.
Parte V: A Avaliação no processo de ensino aprendizagem da Geografia.
5.1. A problemática da avaliação;
5.2. Tipos de avaliação;
5.3. A avaliação em Geografia: práticas e instrumentos;
5.4. Tipos de perguntas;
5.5. Registo, tratamento e interpretação de resultados.
Bibliografia
Cachinho, Herculano e al; Educação Geográfica 15, Associação Portuguesa de Geógrafos, 2001
Jimenez, Antonio Moreno, Gaité, Maria de Jesus; Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Editorial Sinteses, 1996.
Marrón Gaite, M. J. et al La formatión geografica de los ciudadanos en el cambio del milenio, Univ. Complutense de Madrid, 2001.
Xouto González, Xosé Manuel; Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Ediciones del Serbal, 1996.
Método de ensino
Discussão e debate de diferentes metodologias de ensino.
Resolução individual / de grupo de exercícios práticos.
Discussão de diferentes instrumentos de avaliação.
Concepção de materiais didácticos e instrumentos de avaliação.
Método de avaliação
Método de avaliação
Planificação de uma unidade didáctica e de uma aula.
Elaboração de fichas formativas.
Concepção de instrumentos de avaliação (teste e fichas)
Trabalhos individuais e de grupo.
Participação e avaliação de trabalhos em aula.