Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da Geografia II

Código

722160056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

5

Professor responsável

Fernando Ribeiro Martins

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Utilizar diversos recursos e estratégias de ensino da Geografia.
b) Reconhecer a utilidade da Planificação do ensino.
c) Aplicar certos modelos de planificação em unidades curriculares específicas.
d) Compreender o significado individual e social da avaliação.
e) Exercitar diversos instrumentos de avaliação.
f) Conceber testes em Geografia.
g) Tomar consciência da importância social da função docente.

Pré-requisitos

Didática da Geografia I

Conteúdo

( Na sequência dos conteúdos de Didáctica da Geografia I )
Parte IV: Educação geográfica.
4.1. Educação geográfica: do discurso às práticas curriculares;
4.2. Os desafios da docência em Geografia.
4.3. Planificação versus Avaliação.

Parte V: A Avaliação no processo de ensino – aprendizagem da Geografia.
5.1. A problemática da avaliação;
5.2. Tipos de avaliação;
5.3. A avaliação em Geografia: práticas e instrumentos;
5.4. Tipos de perguntas;
5.5. Registo, tratamento e interpretação de resultados.

Bibliografia

Cachinho, Herculano e al; Educação Geográfica 15, Associação Portuguesa de Geógrafos, 2001
Jimenez, Antonio Moreno, Gaité, Maria de Jesus; Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Editorial Sinteses, 1996.
Marrón Gaite, M. J. et al – La formatión geografica de los ciudadanos en el cambio del milenio, Univ. Complutense de Madrid, 2001.
Xouto González, Xosé Manuel; Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Ediciones del Serbal, 1996.

Método de ensino

Discussão e debate de diferentes metodologias de ensino.
Resolução individual / de grupo de exercícios práticos.
Discussão de diferentes instrumentos de avaliação.
Concepção de materiais didácticos e instrumentos de avaliação.

Método de avaliação

Método de avaliação
Planificação de uma unidade didáctica e de uma aula.
Elaboração de fichas formativas.
Concepção de instrumentos de avaliação (teste e fichas)
Trabalhos individuais e de grupo.
Participação e avaliação de trabalhos em aula.

Cursos