Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática das Línguas Clássicas I

Código

722160067

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reflectir sobre os objectivos do ensino das Línguas Clássicas, em articulação com as finalidades do Ensino Secundário no actual sistema educativo português;
b) Equacionar a problemática dos métodos de ensino, em função dos programas das disciplinas em vigor no Ensino Secundário, das novas tecnologias e das mais recentes perspectivas pedagógicas;
c) Abordar aspectos particulares da didáctica do Latim e do Grego, especialmente no que se refere ao ensino da gramática e do vocabulário, às técnicas de análise textual e à tradução;
d) Ensaiar a planificação de unidades didácticas.

Pré-requisitos

N.A.

Conteúdo

1. Enquadramento curricular das disciplinas de Latim e de Grego no Ensino Secundário;
2. Problemática da iniciação às Línguas Clássicas - métodos e técnicas de ensino; a motivação;
3. O ensino/aprendizagem da gramática;
4. O ensino/aprendizagem do vocabulário;
5. Problemática da leitura e tradução dos textos gregos e latinos;
6. A planificação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem.

Bibliografia

1. AA.VV., Il latino e il greco nella scuola oggi. Esigenze e strumenti per la didattica: Foggia: Atlântica Ed., 1985.
2. BULWER, John (ed.), Classics Teaching in Europe. Londres: Duckworth, 2006.
3.DEBUT, Janine, L´enseignement des langues classiques. Paris: P.U.F., 1974. 4. JABOUILLE, Vitor, Subsídios para uma bibliografia da Didáctica das Línguas Clássicas. Lisboa: Ed. Colibri,1992.
5.PITTÀNO, Giuseppe, Didattica del Latino. Milão: Bruno Mondadori, 1983.

Método de ensino

Cada rubrica será objecto de uma apresentação geral por parte da docente, mas a aprendizagem basear-se-á fundamentalmente em trabalhos de pesquisa e de projecto elaborados pelos estudantes.

Método de avaliação

Cursos