Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Arquivísticos

Código

722170023

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Familiarizar os alunos com os princípios, as técnicas e as tecnologias da arquivística musical, com particular ênfase nos processos de levantamento, inventariação, restauro, catalogação, digitalização e arquivo de fonogramas, de acordo com os processos técnicos mais adequados, nomeadamente os que são aconselhados pela International Associaton for Sound and Audiovisual Archives (IASA).

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Princípios, Ética e Filosofia em Arquivos Sonoros e Audiovisuais:
contextos, conceitos e debates
1.1. Instituições da Memória (arquivos, bibliotecas, museus)
1.2. Prática Profissional. Associações Internacionais
1.3. Colecções, Documentos, Informação e Património Audiovisual
1.4. Gestão de Colecções: Aquisição, Documentação, Preservação e Acesso
1.5. Debates: Preservação Digital. Internet. Direitos de Autor
2. A Aquisição de Arquivos Sonoros
2.1. O ciclo produção/arquivo
2.2. Requisitos “arquivísticos” para a produção de documentos
2.3. Políticas de desenvolvimento de colecções
3. A Preservação de Arquivos Sonoros
3.1. Conservação de suportes: Acondicionamento, condições ambientais
3.2. Políticas de preservação e estratégias de preservação
3.3. Cópias de preservação e cópias de acesso
3.4. Preservação digital e abordagens “industriais”
3.5. Normas
4. A Documentação de Arquivos Sonoros
4.1. Conceitos: descrição, catalogação, indexação, classificação
4.2. Normas de descrição documental
4.3. Metadados, esquemas de metadados e arquitecturas de informação
5. O Acesso a Arquivos Sonoros
5.1. Restrições ao acesso
5.2. Colecções on-line

Bibliografia

1. EDMONDSON, Ray –Audiovisual Archiving: Philosophy and Principles. [Registo electrónico
em linha]http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001364/136477e.pdf
2. EUA. CLIR –Folk Heritage Collections in Crisis. [Registo electrónico em linha]
http://www.clir.org/pubs/reports/pub96/pub96.pdf
3. EUA. CLIR –Capturing Analog Sound for Digital Preservation: Report of a Roundtable Discussion of
4. Best Practices for Transferring Analog Discs and Tapes. [Registo electrónico em linha]
http://www.clir.org/pubs/reports/pub137/pub137.pdf
5. IASA –IASACataloguing Rules. [Registo electrónico em linha]http://www.iasa-
web.org/icat/index.htm(Acedido em 07-03-2007).
web.org/TC%2003%20Version%203%20(2).pdf
6. WARD, Alan–AManual of Sound Archive Administration. Aldershot: Gower, 1990.

Método de ensino

Uma exposição em torno das correntes teóricas centrais e discussão da bibliografia relevante. O aluno será introduzido às diferentes tecnologias de reprodução e aos suportes utilizados, incluindo cilindros de cera, discos de 78 rpm, LP, EP, CD, etc. Visitas a arquivos sonoros

Método de avaliação

Trabalho de inventariação e catalogação de um espólio musical – 50% Concepção de uma Base de Dados aplicada a fonogramas e outros documentos digitais AV – 50%

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