
O Estudo da Música Popular: Abordagens Actuais
Código
722170025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dar a conhecer as principais correntes de estudo da música popular desenvolvidas nas últimas décadas do séc. XX, estabelecendo abordagens históricas e analíticas. Considerando a música popular enquanto componente significativa da cultura popular contemporânea, abordam-se os estudos pioneiros de T. Adorno e W. Benjamin e os recentes discursos de S. Frith, K. Negus, R. Middleton e S. Jones.
b) Familiarizar os alunos com os métodos de estudo (análise textual e musical) da música popular, desenvolvendo as competências específicas de análise auditiva e transcrição musical de diversos estilos
c) Compreender o envolvimento das indústrias culturais e dos meios de comunicação social no domínio da música popular em Portugal e no estrangeiro.
d) Analisar os sistemas de produção musical no Cinema, na Rádio, na Televisão.
e) Compreender os processos de categorização dos géneros e estilos musicais e a emergência de correntes e tendências estéticas.
f) Conhecer a relação entre o desenvolvimento da música popular e a indústria fonográfica, bem como o impacto da indústria musical e os efeitos dos meios tecnológicos na mudança musical.
g) Problematizar os conceitos fundamentais associados à relevância social da música popular como valor, autenticidade e cultura de massas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Analisam-se publicações representativas das principais correntes;
2. Avalia-se o papel dos investigadores e das instituições mais destacadas no desenvolvimento deste campo de estudos.
3. Discutem-se os temas mais relevantes e actuais no âmbito dos Estudos de Música Popular, e dos Estudos Culturais, enfatizando-se a importância de uma abordagem transdisciplinar.
Bibliografia
1. McQuail, Dennis (1983) Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Storey, John (2006) Cultural Theory and Popular Culture. University of Georgia Press.
3. Strinati, Dominic (1995) An Introduction to Theories of Popular Culture. Londres: Routledge
4. Negus, K. (1996) Popular Music in Theory. Hanover and London: University Press of New England
5. Middleton, Richard (1990) Studying Popular Music.Celtic Court: Open University Press
Método de ensino
Uma exposição em torno das correntes teóricas centrais e discussão da bibliografia relevante. Apresentação de Recensões críticas de algumas das publicações mais relevantes por parte dos alunos
Método de avaliação
Recensão Critica de cerca de 5 páginas. 50%; Ensaio escrito com 5 a 10 páginas 50%