
Conhecimento Gramatical
Código
722170068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Descrever o funcionamento das línguas a partir do conhecimento inconsciente e consciente que os falantes manifestam.
b) Identificar os mecanismos de análise necessários à descrição do funcionamento das línguas.
c) Integrar os diferentes modelos teóricos de análise linguística na descrição adequada das línguas.
d) Validar, através de dados empíricos, os conceitos de gramaticalidade, agramaticalidade e aceitabilidade presentes nas sequências linguísticas produzidas e reconhecidas pelos falantes.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Linguagem e línguas naturais
2. Descrição gramatical: modelos e instrumentos de análise
3. As diferentes componentes da gramática
4. Funcionamento da língua portuguesa
4.1. Os sons: segmentos, processos fonológicos, sílaba
4.2. As palavras:
4.2.1. classes de palavras
4.2.2. constituintes de palavras
4.2.3. formação de palavras e criação kexical
4.2.4. relações semânticas entre palavras
4.3. As frases:
4.3.1. estrutura das frases simples e complexas
4.3.2. processos de concordância
4.3.3. ordem de palavras
4.4. Os enunciados, os discursos e os textos:
4.4.1. construção da referência nominal
4.4.2. tempo, aspeto e modalidade
4.4.3. atos de fala e máximas conversacionais
4.4.4. coerência e coesão textuais
5. relações entre as componentes da gramática
Bibliografia
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa: instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, Isabel et al (2006) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2ª edição.
Mateus, Maria Helena et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo P. et al., orgs. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (2 vols).
Método de ensino
O seminário inclui aulas expositivas, mas também trabalho prático de confronto de obras de descrição gramatical e de análise de dados linguísticos, levando os alunos a retirar conclusões, a fazer generalizações descritivas, e a desenvolver a capacidade de argumentação.
Método de avaliação
A avaliação consistirá em: i) uma ficha de leitura (20%); ii) exercícios de descrição e análise gramatical e de resolução de problemas (40%); iii) um teste escrito presencial final (40%).