Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Usos da Cultura

Código

722170079

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Professor responsável

João de Freitas Leal

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Realizar uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno das proposta de trabalho mais recentes sobre usos da cultura.
2. Realizar uma reflexão teórica mais especializada em torno das propostas que associam o estudo dos usos da cultura às questões das negociações das identidades.
3. Actualizar as suas problemáticas em torno de estudos de caso, de forma a realizar uma discussão cientifica e eticamente fundamentada sobre as possíveis aplicações práticas dos saberes adquiridos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Formulações e debates antropológicos em torno do conceito de cultura. Apropriações e instrumentalizações da cultura.
2. Da cultura às identidades.
2.1. Cultura, produção e consumo.
2.2. Cultura e patrimonialização.
2.3. Cultura, etnicidades e diásporas.
2.4. Cultura e identidades nacionais, regionais e locais.

Bibliografia

CUCHE, D., 1999, A noção de Cultura nas ciências Sociais, Lisboa, Fim de século (1ª ed.1996).
ERIKSEN, T., 2000, Ethnicity and culture – a second look, Bendix, R. e H. Roodenburg (eds.), Managing Ethnicity.
Perspectives from Folklore Studies, History and Anthropology, Amsterdam, Het Spinhuis, 185-205.
GARCÍA CANCLINI, Néstor, 1998 (1989), Culturas Híbridas. Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, São Paulo, EDUSP.
HANDLER, R., 1994, “Is Identity a Useful Cross-Cultural Concept?”, Gillis, J. (ed.), Commemorations. The Politics of National
Identity, Princeton NJ, Princeton University Press, (27-40).
LÖFGREN, O., 1989, The Nationalization of Culture, Ethnologia Europea, XIX:5-24
SILVANO, F. , ROSALES, M. e FERREIRA, S., (2012)\"Gente da nossa: uma construção mediática da ideia de \"comunidade portuguesa\"\", Portuguese Studies Review, 20(2) (2012) 143-169.
SMITH, A. D., 1991, National Identity, Hardsmondworth, Penguin Books.

Método de ensino

1. Aulas centradas na exposição do docente, tendo por base a análise e reflexão crítica de obras incluídas no programa.
2. Aulas centradas na apresentação, feita pelos estudantes, de fichas de leitura de textos definidos pelo docente.
3. Aulas centradas na apresentação, feita pelo docente, de estudos de caso, seguida de discussão com os estudantes.

Método de avaliação

Avaliação: apresentação de textos e a assiduidade e participação nas discussões (50%). Ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas e com utilização de pelo menos seis referências constantes da bibliografia (50%).

Cursos