Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Contextos Coloniais e Pós-coloniais

Código

722170082

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer a teorização e os debates no campo dos estudos pós-coloniais
b) Aprofundar aspectos da história do processo colonial europeu, com referência específica à África
c) Discutir questões, discursos, experiências e efeitos culturais e políticos provenientes da relação colonial no contexto africano

Pré-requisitos

Conteúdo

1. “Imperialismo”, “Colonialismo”, “Pós-colonialismo”: Questões históricas e teóricas. A construção da África nos discursos europeus e africanos.
2. O estabelecimento dos regimes coloniais em África. A cultura do colonialismo: língua, disciplina, conhecimento, missionação cristã. A relação dos colonizados com o poder colonial: ambivalência, cumplicidade, resistência.
3. Colonialismo e a ideia de “raça”. A cultura do colonialismo. Sexualidade, Domesticidade e Raça. Género e Império. Imperialismo e Cultura Popular Europeia. Identidade e etnicidade: construções coloniais e pós-coloniais.
4. Nacionalismo e movimentos nacionalistas em África. Negritude e a diáspora africana. Processos transculturais e de crioulização. Identidade e memória na África pós-colonial.

Bibliografia

ABBINK, Jon, M. de BRIJN, K. van WALRAVEN (eds.), 2003, Rethinking Resistance. Revolt and Violence in African History, Leiden: Brill
COOPER, R.F. e A.L.STOLER (eds.), 1997, Tensions of Empire. Colonial Cultures in a Bourgeois World, Berkeley: University of California Press.
MUDIMBE, V.Y., 1994, The Idea of Africa, Bloomington: Indiana University Press.
LANDAU, Paul, S., e D.B.KASPIN, 2002, Images & Empires.Visuality in Colonial and Postcolonial Africa, Berkeley: University of California Press.
GILROY, Paul, 1993, The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness, Cambridge; Harvard University Press

Método de ensino

Metodologia de Ensino:
A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões enquadradas pela docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação:
1) Apresentação oral de leituras e participação activa no debate
2) Elaboração de pequenos textos escritos que discutem e analisam as leituras indicadas para algumas sessões do seminário
3) Um texto escrito de 15-20 páginas, baseado em pesquisa bibliográfica sobre um tópico escolhido pelo estudante, em consulta com a docente

Cursos