Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Património, Ambiente e Museologia

Código

722170093

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Museologia e História Natural. Progresso científico e instrução popular. Emergência da Etnografia.
Finalidades e processamento das colecções etnográficas. Componentes antropológica e arqueológica.
Reorientação programática: prioridade das questões ambientais.
b) Projecção dos museus no espaço exterior. Antecedentes. Deslocações de testemunhos e reconversão in loco. Diversificação da tipologia museológica. A realidade atual.
c) Museologia de âmbito regional. Representação do território e conjugação disciplinar. Preocupações
ambientais e papel de intervenção social. Ecomuseologia
d) Processamento e valorização do património. Contextos institucionais. Metodologias de intervenção:
apreciação de casos. Terminologia e conceitos :musealização versus patrimonialização.
e) Panorama da realidade portuguesa. Plano central e regional. Propósitos de renovação e elementos de diagnóstico. Projectos de grande dimensão e motivações económicas. Papel da iniciativa privada. Projetos recentes.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

a) Museologia e História Natural. Progresso científico e instrução popular. Emergência da Etnografia. Finalidades e processamento das colecções etnográficas. Componentes antropológica e arqueológica. Reorientação programática: prioridade das questões ambientais.
b) Projecção dos museus no espaço exterior. Antecedentes. Deslocações de testemunhos e reconversão in loco. Diversificação da tipologia museológica. A realidade atual.
c) Museologia de âmbito regional. Representação do território e conjugação disciplinar. Preocupações ambientais e papel de intervenção social. Ecomuseologia
d) Processamento e valorização do património. Contextos institucionais. Metodologias de intervenção: apreciação de casos. Terminologia e conceitos :musealização versus patrimonialização.
e) Panorama da realidade portuguesa. Plano central e regional. Propósitos de renovação e elementos de diagnóstico. Projectos de grande dimensão e motivações económicas. Papel da iniciativa privada. Projetos recentes.

Bibliografia

DAVIS, Peter. Museums and the natural environment: The role of Natural History museums in biological conservation. London & New York: Leiscester University Press. 1996. 286 p. il.
DESVALLÉES, André (ed.). Vague : Une anthologie de la nouvelle muséologie, 2 vols. Mâcon: W-MNES, 1992/1994. (Museologia). 530 e 574.
GOUVEIA, Henrique Coutinho. Museologia e Etnologia em Portugal: Instituições e personalidades. (Doutoramento em Antropologia, especialidade Museologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1997) Vol. I, 700 p.; Vol. II, 496 p.
RIVIÈRE, Georges-Henri. La muséologie selon ... Paris: Dunod. 1989. 402 p. il.
LORD, Barry, Gail Dexter (ed.) LORD. Planning our museums. National Museums of Canada. 1983. 309 p.
UZZELL, David (ed.). Heritage Interpretation: vol. I The natural and built environment; vol. II The visitor experience. London and New York: Belhaven Press, 1989. 237 p. il. e 223 p. il.

Método de ensino

A disciplina está organizada de acordo com dois tipos de aulas: a) aulas expositivas por parte do docente;
b) aulas centradas na apresentação de leituras preparadas por grupos de trabalho constituídos pelos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação combina dois critérios: a) análise e apresentação oral de estudos de casos (40%); b) elaboração de um pequeno ensaio relativamente a um tema proposto (60%).

Cursos