
Cultura Material e Consumos
Código
722170097
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Sónia Vespeira de Almeida
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Realizar uma reflexão aprofundada sobre algumas das propostas teóricas que abordam a questão da cultura material no contexto das sociedades de consumo.
2. Discutir as problemáticas estudadas a partir da apresentação de estudos etnográficos.
3. Realizar uma discussão científica e eticamente fundamentada sobre as possíveis aplicações práticas dos saberes adquiridos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Na antropologia contemporânea o estudo do consumo de objectos - domésticos ou não - implicou, no essencial, uma deslocação dos estudos de cultura material - com base em trabalhos precursores de autores clássicos como Simmel e Mauss e em trabalhos mais recentes de autores como de Certeau, Baudrillard, Bourdieu, Douglas, Appadurai e Miller - do pólo da produção para o pólo do consumo.
2. Essa deslocação implicou uma revisão, e uma consequente complexificação, das teorias sobre o consumo nas sociedades capitalistas, que passaram a incluir a dimensão culturalmente produtiva do acto de consumir. As dimensões simbólicas do consumo assumem, neste contexto interpretativo, uma particular relevância.
3. O entendimento dos processos de relacionamento entre pessoas e objectos depende de observações etnográficas que tenham em linha de conta os contextos culturais e sociais em que aqueles se desenrolam.
Bibliografia
Appadurai, A., 1986, Introduction: Commodities and the Politics of Value, The Social Life of Things Commodities n Cultural Perspective:3-63, Cambridge, Cambridge University Press.
Baudrillard, J., 1972, Pour une critique de léconomie politique du signe, Paris, Gallimard.
Baudrillard, J.,1968, Le système des objets, Paris, Gallimard.
Bourdieu, P., 1979, La distinction, Paris, Minuit.
Corrigan, P. 1997, The Sociology of Consumption, London, Sage
Douglas, M. e Isherwood, B., 1979, The world of goods, New York, Basic Books
Falk, P. e Campbell, C. (orgs.), 1997, The Shopping experience, London-Thousand Oaks-New Delhi, Sage.
Featherstone, M., 1991, Consumer Culture & Postmodernism, London-Thousand Oaks-New Delhi, Sage.
Lury, C., 1997, Consumer Culture, Cambridge, Polity (1ª ed.1996).
Miller, D., 1987, Material culture and mass consumption, Oxford, Blackwell.
Método de ensino
1. Aulas centradas na exposição do docente, tendo por base a análise e reflexão crítica de obras incluídas no programa.
2. Aulas centradas na apresentação, feita pelos estudantes, de fichas de leitura de textos definidos pelo docente.
3. Aulas centradas na apresentação, feita pelo docente, de estudos de caso, seguida de discussão com os estudantes.
Método de avaliação
Avaliação: apresentação de textos e a assiduidade e participação nas discussões (50%). Ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas e com utilização de pelo menos seis referências constantes da bibliografia (50%).