Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arquitectura Clássica

Código

722170099

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Carlos Alberto Moura

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Possuir conhecimento e capacidade de compreensão das realizações arquitectónicas da Antiguidade Clássica, direccionando o aprofundamento tendo em vista a elaboração de uma dissertação especializada ou, pelo menos, de um trabalho complementar da sua especialização.
Saber aplicar os seus conhecimentos à herança artística da Arquitectura Clássica em Portugal.
Integrar conhecimentos, localizar e identificar as inovações e as continuidades artísticas desde a Antiguidade até aos nossos dias.
Ser capaz de comunicar conclusões, desenvolvendo, tendo em vista a dissertação ou seu complemento, investigação sobre testemunhos artísticos que nos ficaram da Antiguidade.
Actualizar o conhecimento das mais recentes leituras sobre a arquitectura clássica no nosso território, potenciando uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O conceito clássico de arquitectura.
Características da arquitectura segundo Vitrúvio.
Materiais e técnicas de construção no mundo clássico.
Urbanismo hipodâmico e etrusco-itálico.
Urbanismo segundo Vitrúvio.
A arquitectura religiosa das ordens.
A arquitectura pública civil clássica.
A arquitectura clássica privada.
Revestimentos e pavimentações.
Pervivência da arquitectura clássica.

Bibliografia

GARCIA Y BELLIDO, A. (1979) – Arte Romano, Madrid, 1979.
GINOUVÈS, R. et MARTIN, R. (1985) – Dictionnaire Méthodique de l’Architecture Grecque et Romaine, Rome.
MACIEL, M.J. (1995) – A Arte da Época Clássica, in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Lisboa, Círculo de Leitores, pp. 76-101.
MACIEL, M. J. (2006) – Vitrúvio, Tratado de Arquitectura, Tradução do Latim, Introdução e Notas, Lisboa, IST-Press.
ROBERTSON, D. S. (1983) – Greek and Roman Architecture, Cambridge.

Método de ensino

Ensino teorico-prático, com recurso a imagens e a visitas de estudo.

Método de avaliação

Ficha de leitura, elaboração de um trabalho pessoal e teste escrito.

Cursos