Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arte Monástico-conventual na Época Moderna em Portugal

Código

722170107

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Carlos Alberto Moura

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Definir e sistematizar os conhecimentos e a problematização actual da historiografia artística sobre as ordens religiosas.
b) Iniciar projectos de investigação de carácter monográfico, ou transversal, sobre a arquitectura, as artes figurativas e a decoração dos núcleos monástico-conventuais do período seiscentista e setecentista.
c) Integrar esses projectos e os respectivos resultados da investigação no âmbito mais vasto deste importante capítulo da arte e da cultura artística em Portugal na Época Moderna.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

As Ordens Religiosas, a Igreja tridentina e a arte nos séculos XVII e XVIII
A arquitectura e o desenvolvimento dos complexos monástico-conventuais. Formas, tipologias e padrões estéticos.
A escultura devocional e os modelos seriais da imaginária barroca. Princípios, processos e modelos.
A pintura devocional e os ciclos narrativos. O visionarismo e o ilusionismo barroco dos mosteiros e conventos.
As artes decorativas e a sua integração na obra de arte total do Barroco nos espaços religiosos.

Bibliografia

Borges, N.C., Arte monástica em Lorvão. Sombras e realidade. Das origens a 1737, Lisboa, 2002
Fróis, V. (coord.), Conversas à volta dos conventos, Évora, 2002
Fundação C. Gulbenkian – Fund. P. Barrié de la Maza, Arte de Cister em Portugal e Galiza, Lisboa, 1998
Moura, C. (coord), O limiar do Barroco, Lisboa, 1986
Pereira, J.F., Arquitectura e escultura de Mafra. A retórica da perfeição, Lisboa, 1994

Método de ensino

Desenvolvimento de projectos de investigação dos alunos, integrados num ensino teórico-prático, com recurso a imagens, análise de textos e visitas de estudo.



Método de avaliação

Duas fichas de leitura apresentadas na aula (50%) e um relatório sobre o estado da investigação e os dados obtidos durante o semestre (50%).

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