Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O "Portuguesismo" na Cultura Artística do Século XIX

Código

722170112

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Utilizar criticamente documentos de época, bibliografia de apoio e especialmente objectos artísticos.
Sintetizar, em pequenos trabalhos escritos e oralmente, questões relevantes para os objectos e situações de estudo.
Conhecer as principais colecções públicas e privadas, bem como edifícios e monumentos, que interessam aos objectos de estudo.
Conhecer e destacar criticamente as principais personalidades artísticas do naturalismo pictórico.
Contextualizar as questões em estudo na história política, social e cultural da Europa e de Portugal.
Descrever criticamente as questões fundamentais envolvidas no tema “Casa portuguesa” e, particularmente, a acção de Raul Lino.
Avaliar os valores de gosto e de mercado da arte portuguesa das últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX.
Discutir os valores de conservadorismo e nacionalismo na cultura artística e arquitectónica da época em estudo.
Avaliar criticamente os conceitos de romantismo, realismo, naturalismo, historicismo, modernismo e pitoresco como pertinentes para caracterizar a época em estudo.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A arte portuguesa do século XIX: principais movimentos, periodizações e personalidades. Valores de inovação contra a academia
O naturalismo pictórico: contexto internacional, sobretudo francês; o ar livrismo como método do naturalismo. Confrontos produtivos com a tradição académica, a fotografia e as estéticas simbolistas. . Análise de algumas pinturas estrangeiras em colecções portuguesas.
O naturalismo português e o Grupo do Leão. Silva Porto e os seus discípulos. O caso de José Malhoa. Questões de gosto público e o nascimento da crítica da arte. O naturalismo como suporte de ideologias e poéticas nacionalistas: reflexão crítica. A longa sobrevivência e lentíssima transmutação do naturalismo em modernismo nacionalista. As principais colecções de arte naturalista em museus e outras instituições.
A arquitectura portuguesa: personalidades e obras. Novos materiais e influxos estéticos modernistas em diversos programas e na reflexão sobre a cidade. A questão da Casa Portuguesa em contexto internacional e em particularização nacionalista. Raul Lino, obra arquitectónica e escrita. De Raul Lino ao raulinismo.
- Aproximações entre as artes nos anos de 1900. Casos da literatura, da música, do teatro e da fotografia. A questão romântica da “obra de arte total” na cultura portuguesa de 1900.

Bibliografia

Alfredo Keil, 1850-1907. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico, 2001 (catálogo de exposição, apresentada na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, comissariada por António Rodrigues)
Carlos Relvas e a Casa da Fotografia. Lisboa: Instituto Português de Museus/Museu Nacional de Arte Antiga, 2003 (Catálogo de exposição comissariada por Vitória Mesquita e José Pessoa)
Cinquentenário da morte de José Malhoa (1933-1983) – Malhoa pintor de costumes, de paisagem e de História. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural/ Sociedade Nacional de Belas-Artes, 1983 (Catálogo de exposição comissariada por José-Augusto França).
Raul Lino. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1970 (Catálogo de Exposição comissariada por Diogo Lino Pimentel, José-Augusto França, Manuel Rio de Carvalho e Pedro Vieira de Almeida).
Silva Porto, 1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993 (Catálogo de exposição realizada no Museu Nacional de Soares dos Reis, comissariada por Raquel Henriques da Silva).

Método de ensino

Teórico-prático, visitas de estudo

Método de avaliação

Fichas de leitura de bibliografia documental; fichas de análise histórico, formal e iconográfico de objectos artísticos e arquitectónicos; trabalho pessoal de mini-investigação orientada.

Cursos